TEC - Tecnologia em Revestimentos
Inovação & Tecnologia Salvador / BAO negócio já se destaca na região metropolitana de Salvador, mas o empresário pretende dominar todo o mercado baiano no segmento.
O Sebrae é importante para o empreendedor que está começando e que falha no feijão com arroz do dia a dia, não conseguindo ter disciplina e bons controles nem estabelecer padrões. O Sebrae ajuda muito nesse sentido, ensina a importância da organização.
Engenheiro civil por formação, Rafael Sobral Teixeira trabalhou, a partir de 2011, por quase nove anos na empresa de revestimentos de sua família em Salvador (BA). Porém, nos últimos três anos de sua atuação, percebeu que havia melhorias que poderiam ser feitas no negócio, mas suas sugestões não eram ouvidas, e ele começou a ser cada vez mais podado dentro da empresa.
Essa situação o encorajou então a pensar em abrir seu próprio negócio no mesmo ramo. Assim, em parceria com um sócio, inaugurou em 2020 a RTEC – Tecnologia em Revestimentos.
Vimos que é um mercado pouco maduro e que, com investimentos simples em engenharia, poderíamos fazer a diferença.
Rafael afirma que o negócio deu certo, mas que teve um salto de otimização de processos depois que ele e o sócio foram convidados pelo Sebrae a participar do programa ALI (Agente Local de Inovação) em 2021.
“Essa experiência abriu muito a nossa cabeça sobre a importância de criarmos um passo a passo para o desenvolvimento mais consistente de processos e produtos. Aprendemos a testar uma inovação, sem grande investimento de capital, fazer prototipagem, fazer questionários com clientes para saber se a ideia está pronta para ser colocada em prática.”
Ao aplicar a aprendizagem na prática de seu negócio, Rafael diz que reduziu perdas e retrabalho no processo de fabricação de painéis de alumínio para fachadas.
“Criamos uma filosofia na empresa de planejar antes de executar, testar antes de lançar uma ideia, criar etapas, criar modelos. Isso foi muito importante. Antes tínhamos falha em 6 a 8% dos produtos, e reduzimos para 0,5%.”
Os bons resultados renderam um convite para apresentar sua experiência de prototipagem para as próximas turmas do programa ALI.
O empreendedor e o sócio também fizeram o Empretec, e Rafael diz que a experiência foi incrível. Ele destaca que o que aprendeu faz parte tanto da sua vida presente quanto do planejamento para o futuro.
Aplico até hoje, tenho planejamento de vida e carreira até 2043. Aprendi muitas coisas que todo o empreendedor deve ter em mente, ligadas ao comportamento, como ter uma relação mais genuína com os clientes e com os fornecedores.
Toda essa experiência com o Sebrae, segundo ele, impactou positivamente os resultados da empresa. “No último trimestre de 2021, faturamos mais do que nos outros trimestres somados e mais que em todo o ano de 2020. Neste atual trimestre, já vamos faturar mais do que em todo 2021.”
E é nesse ritmo que o negócio tem conseguido se destacar no mercado de toda a região metropolitana de Salvador. Mas o empresário ainda não está satisfeito e já vislumbra conquistas ainda maiores. “Queremos dominar todo o mercado baiano. Há grandes empresas de outros estados que atuam aqui, e nós já estamos ganhando delas. Queremos consolidar nossa empresa e expandir nosso raio de atuação para outros estados também.”