Phygitall
Inovação & Tecnologia Rio de Janeiro / RJO negócio trabalha com internet das coisas e tem como carro-chefe um crachá inteligente que garante a segurança de funcionários de fábricas.
O Sebrae oferece diversos canais de conhecimento e é relevante para quem quer estruturar qualquer tipo de negócio. É bom para ter clareza de como construir ou consolidar um negócio.
Empreender e vender sempre fez parte da vida de Lucio Netto. Durante sua trajetória profissional, ele chegou a trabalhar como funcionário de carteira assinada, mas não ficava satisfeito nessa posição, pois sempre preferiu tomar suas próprias decisões, com autonomia e liberdade para conduzir seus processos de trabalho.
Em 2011, era dono de uma empresa de locação de impressoras e recarga de cartuchos de tinta em Curitiba, mas teve de fechar o negócio após a concorrência desleal causada pela entrada de empresas chinesas no mercado. Como também havia se casado com uma esposa carioca, decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar como vendedor.
No entanto, também começou a estudar cada vez mais sobre tecnologia, mercado digital e internet, e seu sonho de empreender nessa área só crescia. Foi assim que tentou participar do Startup Rio, um programa do governo em parceria com o Sebrae, mas seu projeto não foi selecionado. Ele não desistiu e resolveu procurar um dos empreendedores selecionados pelo programa para oferecer sua expertise em vendas e complementar o time.
Foi aí que conheci o meu sócio atual, Gustavo Nascimento. Tivemos uma sinergia para desenvolver tecnologia. E assim nós identificamos algumas oportunidades de mercado a partir da tecnologia.
Fruto desse encontro entre os dois sócios, nasceu a Phygitall, uma empresa de tecnologia especializada em internet das coisas, isto é, em promover a interconexão digital de objetos.
“Percebemos que essa tecnologia poderia ser melhor aplicada em dois casos. Um deles é na Marinha do Brasil. Criamos a primeira rede de internet das coisas da Baía de Guanabara para rastrear lanchas em 2018. Depois conseguimos um projeto com a ABDI (Agência Brasileira de Fomento Industrial) e a partir dele iniciamos um projeto com a Embraer para rastreabilidade de ferramentas que transportam trens de pouso em São José dos Campos (SP).”
De acordo com Lucio, ainda em 2018, a Phygitall foi chamada pela Ambev para desenvolver um crachá inteligente que seria usado para monitorar se os funcionários realizavam o trabalho dentro das normas de segurança das fábricas. O produto integrou o projeto que foi chamado de Fábrica do Futuro.
Esse foi o produto carro-chefe da Phygitall. Ampliamos nosso portfólio de clientes, por causa dele, para empresas de energia, de produtos alimentícios e outras indústrias.
Lucio acredita que o apoio do Sebrae foi fundamental para o sucesso de sua empresa. Ao longo desses anos de parceria, foram diversos programas, eventos e capacitações realizados. Entre eles, destaca o Empretec, capacitação feita pelos dois sócios.
“O Empretec é um programa fantástico, ele muda realmente a nossa visão como empreendedor, é transformador. A gente percebe quais características empreendedoras devemos fortalecer, as que já são fortes, e trabalha outros aspectos para buscar uma complementaridade. Eu sempre tive clareza sobre como construir um negócio, mas me faltava na parte de execução. E isso eu consegui buscar. Foi um divisor de águas na minha formação.”
O empresário também ressalta que o Sebrae abriu portas para a participação do negócio no ecossistema de inovação por meio de diversos eventos, como o Tech Day, Sebrae Day e Startup Win. "O Sebrae também nos ajudou com visibilidade ao nos permitir participar de eventos, e com um bom networking, além da aceleração, das consultorias e das rodadas de negócios."
Todos esses fatores somados, segundo Lucio, resultaram em ótimos índices de crescimento para a empresa. Em 2021, o negócio cresceu 4.200%, e a soma do crescimento dos últimos dois anos em relação a 2019 foi de 377%.
Para manter os bons resultados ao longo de 2022, a meta é aprimorar o trabalho realizado para os atuais clientes e focar no lançamento de novidades. "Queremos ter um posicionamento com um produto altamente inovador e tecnológico, com tecnologia nacional, e consolidar esse produto no mercado. Também estamos desenvolvendo um novo produto voltado à criação de redes."