Com Afeto
Inovação & Tecnologia Petrolina / PE
Com os aprendizados do Sebraetec e Empretec, as irmãs Winny, Thalita e Samara planejam levar empresa para o sul e sudeste.

Formada em Engenharia Mecânica, a pernambucana Winny Lima dividia seu tempo entre uma empresa de sua área de formação e os estudos para concurso público. Em uma ocasião, relatou para a sua irmã Thalita o sonho de abrir um negócio próprio voltado para convites de casamento. Ela não só amou a ideia como tratou de compartilhar o mesmo desejo.
Ao lado da outra irmã, Samara, Winny e Thalita deram forma a uma papelaria que preza pela criatividade e experiências personalizadas, a Com Afeto.
Trabalhamos com vários produtos dentro da papelaria e presentes personalizados. São planners, agendas, cadernos, squeezes, caixas personalizadas. Tudo de acordo com o que o cliente precisa, conta Winny.
As irmãs contam que o diferencial inovador da Com Afeto é o atendimento customizado — que se estende até o pós-venda — e a criação de produtos baseados na experiência de cada consumidor.
Winny conta que, antes de abrir o negócio, sua noção de gestão era pouca: “Basicamente o que aprendi na faculdade”. Sua irmã e sócia, Samara, indicou que ela fizesse o Empretec — um programa voltado para a formação de empreendedores. “Foi onde obtive muitos insights para seguir em frente com a Com Afeto”, explica.
Devido à praticidade, a empreendedora também participou de cursos online voltados para marketing e vendas, gerenciamento de equipes, formação de preços e redes sociais.

O Sebrae oferece grande parte desses cursos de forma gratuita e foram muito bem aproveitados pela empresa.
Para Winny, o treinamento voltado para marketing e vendas foi fundamental para o êxito do projeto, pois deu noção sobre a importância de um atendimento ágil e diferenciado pelo WhatsApp. “A gente precisava mostrar ao cliente o valor do nosso produto e também entender a necessidade”, completa.
Com a pandemia de covid-19, veio a necessidade de acelerar o projeto da loja virtual. “Antes, estávamos tentando emplacar, mas sem sucesso, já que nossos produtos possuem muitos campos personalizáveis.” Winny conta que, com o apoio do Sebraetec, a ideia pôde enfim ser tirada do papel.
Com as flexibilizações de 2021, o desafio foi equalizar o aumento do custo dos materiais e manter a competitividade. “Ainda é um dos nossos desafios, mas estamos mais otimistas para o ano novo.”
Para 2022, a ideia é não ficar parada: “Ano após ano, o mercado vem mudando bastante, e o Sebrae acompanha essa mudança”. Outro plano é entrar e competir em novos mercados, como os do sul e sudeste, além de adaptar a loja física — que atualmente é apenas um ponto de produção e retirada de produtos — para oferecer uma experiência personalizada aos clientes: “Casando com a nossa entrega, que também são produtos personalizados”, finaliza.