Polinorte Sustentáveis
Inovação & Tecnologia Araguaína / TOCom a ajuda do Sebrae, ele conseguiu comercializar concreto que leva 60% de plástico em sua composição.
“Eu vi a quantidade de plástico que eu mesmo produzia e me incomodei. Fui pesquisar formas de mudar aquilo e descobri um universo de possibilidades com a reciclagem”.
Em 2013, Alex Alves Macedo passou por um processo de divórcio e precisou se alimentar com mais frequência em seu trabalho. Todos os dias era um marmitex e um refrigerante e ele passou a guardar o material plástico em seu trabalho. Com o tempo, percebeu o acúmulo de garrafas pet e decidiu pesquisar formas de reaproveitar ou reciclar o material.
Ao descobrir o quão prejudicial aquele resíduo era para o meio ambiente, decidiu utilizar sua experiência trabalhando como instrutor de construção civil do Senai para testar o emprego do produto nas obras em um laboratório credenciado da sua cidade. E foram anos de testes!
Em 2018, Alex encontrou a dosagem perfeita para incluir os resíduos plásticos no concreto da maneira correta. Foi então que surgiu a ideia de empreender!
Decidido a produzir e vender o concreto para empresas públicas e privadas, o empresário percebeu que o alto custo do seu material não era bem aceito pela clientela. Dias se passaram e Alex ainda pensava em como diminuir os custos de produção para melhorar o valor final do seu produto.
Em um dia de ausência no trabalho, o empreendedor descobriu que um consultor do Sebrae havia ido até o local para apresentar o programa Inova Amazônia. Seus colegas pegaram o número do telefone e sugeriram que Alex entrasse em contato com o consultor.
“Eu tomei coragem e liguei pra ele às 23h45min da noite. Sei que não era o melhor horário, porém o consultor prontamente me passou todas as informações que eu precisava para entrar no programa. Depois de 1 mês, recebi a notícia que meu projeto havia sido selecionado para o Bossa Summit em São Paulo. Fiz minha apresentação no evento e a partir dali tudo mudou na minha vida”.
Com o apoio do Sebrae, o empreendedor criou a Polinorte Sustentável, empresa responsável por produzir soluções ecológicas para a área da construção civil. “Participei de mentorias que me ajudaram a precificar meu produto, entender as necessidades e possibilidades do mercado e também a colocar a cara no sol pra vender. Fui às prefeituras de vários municípios mostrando que é possível eliminar 93% dos resíduos plásticos locais por meio do concreto sustentável”.
Hoje, a empresa de Alex conta com 11 produtos, o que permite ao empresário realizar um atendimento completo nas cidades onde atua, inclusive realizando a fabricação de lixeiras ecológicas, organização da coleta seletiva, gestão de resíduos e fabricação de artefatos de concretos nesses municípios.
O objetivo para o futuro da Polinorte é atender cada vez mais empresas, municípios e cidades, segundo Alex. “Como somos um serviço com zero emissões de carbono na fabricação, o município tem o benefício do ICMS ecológico. Então até o fim de 2023 esperamos ter até 34 novos clientes. Sigo muito contente com esse resultado. Com essa inovação que tive lá atrás, espero conseguir mudar a vida das pessoas, levando sustentabilidade às comunidades e reduzindo drasticamente o plástico, um dos maiores vilões do meio ambiente, a quase zero .”