Mercopão
Inovação & Tecnologia Lauro de Freitas / BAEmpresário inova ao oferecer produtos artesanais e livres de conservantes com foco em saúde, bem-estar e praticidade.
Formado em Odontologia, Alexandre Moreira dedica parte do seu tempo a uma segunda vocação: o empreendedorismo. No passado, o dentista e empresário também já esteve à frente de uma franquia de lavanderias.
Em 2018, ele estava disposto a investir em um novo segmento. Foi quando conheceu um grupo de empresários portugueses que estava disposto a se desfazer da Mercopão — empresa fundada em 2013 e voltada para a fabricação de pães ultracongelados. Com afinidade pelo setor, adquiriu o negócio junto ao sócio Itamar Oiticica.
O empreendimento atua no modelo B2B (comércio estabelecido entre empresas). “Eu vendo para o cliente que vai finalizar o processo do pão”, explica. Ele diz que padarias e supermercados são os seus consumidores, que, por sua vez, preparam o produto e oferecem para a freguesia.
Os produtos se destacam pelo modelo de fabricação artesanal e por serem fabricados com massas livres de conservantes e com foco na saúde e bem-estar. Entre os sucessos, Alexandre destaca o pão francês e os pães de cebola, de parmesão e o scone de chocolate.
O processo de abertura da empresa não foi dos mais simples, principalmente porque Alexandre e Itamar tiveram de lidar com os desafios totalmente sozinhos. “O início da empresa foi bem complicado. Ela estava sucateada. Logo no primeiro mês que a gente começou a rodar, o caminhão bateu, os equipamentos começaram a quebrar”, relembra.
Quando o cenário parecia adquirir estabilidade, começou a pandemia. O empreendedor afirma que os desafios são diários, mas o importante é persistir.
Alexandre conta que chegou ao Sebrae após assistir a algumas palestras presenciais. “O Sebrae é tão bom. Você ouve falar o tempo todo, mas só sabe como é bom depois que se aproxima”, revela. Após assumir a gestão da Mercopão, tratou de contratar consultorias de gestão e finanças para alavancar os resultados.
Com os aprendizados atualizados e aplicados na realidade do negócio, o empresário hoje enxerga com firmeza o posicionamento e momento da Mercopão: “Não sou o maior e não sou o menor, mas sou o que melhor entrega qualidade de atendimento e de produto”.
Nós devemos ter triplicado o valor da empresa e, na cartela de clientes, nós temos mais que o dobro.
Quando o assunto é o futuro da empresa, os sócios refletem sobre os planos adiados ou frustrados por causa da pandemia de covid-19: “A gente já fez tantos planos, e as coisas viraram de uma forma esquisita, não é?”, comenta. Para 2022, a principal expectativa é que haja trigo para a fabricação dos pães e que o preço do insumo seja razoável.
“Estamos vivendo um momento tão louco que às vezes o preço do trigo sobe duas vezes na semana. E a gente já teve ameaça de desabastecimento.”
Em termos de planejamento, o empreendedor reforça a expectativa de modernizar os equipamentos e dobrar a capacidade de produção até o meio do ano. “Esse é um salto grande, pois teremos a condição de atender mais clientes”, finaliza.