SEBRAE

Toré Chocolates

Cultura Empreendedora Florianópolis / SC
Amanda lançou uma marca de chocolates que cresceu 300% em um ano

A empreendedora considera que o programa Sebrae Delas foi fundamental para realizar a inserção digital do negócio e, assim, crescer mesmo durante a pandemia.

O Sebrae dá todo um apoio de ferramentas e conhecimentos técnicos sobre os negócios. O programa Sebrae Delas é essencial para fazer o empreendedorismo feminino crescer no estado, e foi um grande diferencial pra mim. É um apoio para gerir o negócio como um todo, além de fomentar uma rede de contatos muito rica.

Há 15 anos trabalhando no mercado de design gráfico, sendo 11 deles em uma indústria de Florianópolis (SC), Amanda Magalhães não se sentia plenamente realizada. Seu sonho era empreender.

Quando seu filho nasceu, a vontade de ter o próprio negócio cresceu ainda mais, e ela começou a repensar seriamente sua vida profissional.

Fiquei me questionando. Eu queria novos desafios, fazer algo diferente, além de ter uma flexibilidade maior, não ficar o dia todo no escritório e ver o meu filho só à noite.

Foi então que ela tomou coragem e pediu demissão do emprego. A partir daí, começou a estudar o mercado de chocolate, pelo qual tinha interesse, já que via sua mãe produzir em casa. Após um ano estudando e fazendo cursos, aprendeu a fabricar o produto a partir da amêndoa seca e fermentada do cacau.

Outro passo importante que deu no processo de abertura de sua empresa foi procurar o apoio do Sebrae e começar a participar do Sebrae Delas, uma iniciativa voltada ao fomento e desenvolvimento do empreendedorismo feminino.

“Participei da primeira turma. Ajudou muito a estruturar a empresa, fazer um plano de negócios, criar a marca. E me ajudou também a adequar minha rotina corrida. Esse contato com um grupo grande de mulheres foi muito importante para aquele meu momento de mudança de carreira. Encontrei várias que estavam passando pelo mesmo que eu, e isso me fortaleceu bastante.”

Em fevereiro de 2020, Amanda também cursou o Empretec Delas, uma turma do Empretec especial para mulheres.
“Foi essencial, porque eu estava desenvolvendo meu comportamento empreendedor, então cheguei com todo o gás.”

Com toda essa bagagem de novos conhecimentos, sentiu que estava pronta e pôde então lançar a sua marca, a Toré Chocolates, no início de 2020. Ela recorda que logo em seguida chegou a pandemia, e os encontros do Sebrae Delas passaram a ser virtuais. 

Então, a cada 15 dias, eu ia aplicando e atualizando os processos da minha empresa, de acordo com esse novo momento.

Segundo a empresária, a pandemia também alterou algumas de suas metas e alguns planos. Inicialmente, ela havia pensado o site da marca de forma mais institucional, mas decidiu transformá-lo em uma loja virtual e direcionar suas vendas para o ambiente digital, usando também, de maneira mais sistematizada, o WhatsApp e as redes sociais.

“A partir de junho, comecei a fazer contato com revendas e colocar meus produtos em alguns pontos de venda na cidade. Aconteceu devagar porque o comércio ainda não estava funcionando 100%.”

Amanda destaca ainda que o Sebrae também a ajudou a divulgar a marca em canais de comunicação. As empreendedoras que conheceu no Sebrae Delas também colaboraram com esse processo.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO