SEBRAE

Studio Papel Riscado

Economia & Política Itajaí / SC
Ana aumentou 30% das vendas de seus planners e cadernos personalizados

Empresária diz que o curso Salto Empreendedor, do Sebrae, foi um divisor de águas para o seu negócio, que cresceu tanto comercialmente quanto financeiramente

Ter o Sebrae como parceiro é ter conhecimento. Ele disponibiliza diversas ferramentas gratuitas, e sempre fui muito bem recebida por lá. Há um cuidado para que a gente entenda o processo, e isso reflete na saúde da empresa. Hoje minha empresa tem cinco anos, está crescendo, e isso tem o Sebrae por trás.

Trabalhando por muito tempo na área administrativa de empresas, Ana Cláudia Bughi percebeu que gostaria de tomar outro rumo na sua vida profissional, então começou a estudar Design, segmento em que se formou há 11 anos. Logo que se graduou, começou a atuar no mercado e, ao longo desses anos, trabalhou em algumas empresas e como freelancer.

Quando seus filhos nasceram, ela passou a usar seu talento de designer de papelaria, fazendo a decoração das festas dos pequeninos. Suas amigas amaram a ideia e começaram a fazer encomendas, fazendo nascer ali uma nova área de atuação que levou a empresária a formalizar seu negócio como MEI (Microempreendedor Individual).

Ana trabalhou no ramo por seis anos, até que outro evento inesperado fez novamente com que tomasse uma nova direção: uma amiga pediu que ela fizesse um caderno como lembrancinha. A encomenda deixou-a apaixonada pela encadernação e, como já tinha o desejo de ter um negócio virtual, descobriu, naquele momento, que tinha encontrado o produto certo para isso.

Como também sou web designer por formação, em 2017 eu criei e lancei meu site, uma plataforma simples, mas depois fui buscando mais recursos.

O lançamento do seu e-commerce marcou o nascimento oficial da sua empresa, a Studio Papel Riscado, que tem como carros-chefe cadernos e planners personalizados. “A ideia é promover organização. Eu tenho dificuldade de me organizar. Eu comprava agenda e usava só por dois ou três meses. Então eu queria criar um produto para ajudar as pessoas a se organizarem. O primeiro que criei foi um planner pra mim, e as minhas amigas gostaram. Aí fui estudar e aprender sobre organização.”

Para começar com o pé direito, Ana procurou o Sebrae, com quem já tinha contato desde o tempo em que trabalhava na área administrativa, em busca de uma consultoria nas áreas de finanças, gestão e marketing. Desde então, a parceria só se fortaleceu.

“No ano passado, em plena pandemia, surgiu um curso que foi um divisor de águas: Salto Empreendedor. Esse curso caiu no meu colo, descobri que ele era presencial, mas, por causa da pandemia, foi feito online. Foram três meses que resultaram na melhor coisa que eu poderia ter feito: primeiro, as conexões que fiz com o restante do pessoal, tanto da equipe técnica quanto do grupo de alunos. Depois, tirei o segundo lugar na premiação que havia no curso. Ganhei um prêmio em dinheiro e uma consultoria ainda mais personalizada.”

A empresária diz que a experiência fez sua empresa dar um salto tanto comercialmente quanto financeiramente. “De modo geral, cresceu mais de 30% do ano passado para este ano e com todas as vendas online, com compradores principalmente do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, além de Santa Catarina mesmo.”

Como a empreendedora percebeu que seu cliente não é o tipo que preza pelo produto mais barato, ela decidiu que vai focar agora em lançar itens ainda mais exclusivos e personalizados. "Não quero ganhar na quantidade. Eu estou tornando o meu produto diferenciado do resto do mercado. Inclusive vou fazer ajustes no e-commerce para vender produtos cada vez mais especializados."

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