Cup Cão
Cultura Empreendedora São Paulo / SP
Com apoio do Sebrae, ela estruturou a empresa, que fabrica mensalmente mais de uma tonelada de alimentos como proteínas, vegetais e confeitaria para pets.

Eu tinha uma ideia mirabolante, e o Sebrae para mim foi um alicerce. Um parceiro para quem eu contei a minha ideia e ele conseguiu construir comigo o meu negócio.
O estresse da rotina de trabalho no mercado financeiro levou a advogada Ana Carolina Bertazzo a tirar um ano sabático que acabou se tornando cinco. Nesse tempo, ela aproveitou para viajar o mundo e, por suas andanças, conheceu a alimentação saudável e natural para pets.
Quando voltou ao Brasil, estava decidida a não retomar a carreira que havia interrompido. Por aqui, ela encontrou um boom de valorização da alimentação natural, tanto humana quanto para animais de estimação. Após pesquisar esse mercado, resolveu se capitalizar para abrir sua empresa, já decidida a trabalhar com alimentação natural para pets.
“Procurei o Sebrae, e na época não tinha legislação sobre alimentação natural para animais. Fomos atrás do Ministério da Agricultura, e o Sebrae me ajudou muito nessa parte de legislação, pois para abrir a fábrica precisei de licenças tanto da prefeitura quanto do ministério.”

Após estar com toda a parte burocrática resolvida, Renata abriu em 2016 a sua empresa, a Cup Cão, especializada em alimentação saudável para cachorros.
Após a abertura da empresa, Ana continuou a parceria com o Sebrae. Além de consultoria financeira, curso de marketing e de e-commerce, ela destaca sua participação no programa Planeje seu projeto, que a ajudou a tirar suas ideias do papel. Além disso, todos os seus funcionários passaram a fazer cursos periódicos no Sebrae.
“A minha ideia ter se tornado algo concreto, para mim, não tem preço. A consultoria financeira também foi muito importante. Isso fez a diferença para que a gente cresça mês a mês.”
Hoje, a empresa tem cinco funcionários e diversos produtos de fabricação própria. Entre eles, uma linha de alimentação natural, quatro sabores de proteína animal, que são balanceados para cachorros adultos e saudáveis. Além da proteína, há acompanhamento de vegetais como arroz e abóbora.

Outros sucessos de vendas são a linha de biscoitos funcionais veganos e a linha de confeitaria com bolos e cupcake para festas pet. A empresária também desenvolveu uma linha para enriquecimento animal, com o objetivo de desumanizar o cachorro, além de uma linha de patês para adestramento.
Atualmente, a fábrica da Cup Cão produz mais de uma tonelada de comida por mês. Os produtos são vendidos tanto na loja quanto por pacotes mensais. “Estamos crescendo 15% ao mês, já mudamos para uma sede maior.”
Nem a pandemia atrapalhou o bom desempenho da empresa. Ao contrário, a empreendedora diz que a empresa cresceu nesse período, principalmente com a venda de petiscos e bolos de aniversário para os cães.

Em 2020, também em parceria com o Sebrae, Ana planejava abrir franquias da empresa, mas o projeto foi adiado e será concretizado no segundo semestre de 2021. Além disso, lançará também novos produtos e novos sabores de comidas e de biscoitos. Também está entre os planos ampliar o número de representantes comerciais da marca no interior de São Paulo. "Hoje temos duas pessoas que atuam em nove cidades. Queremos expandir para o litoral e para novos estados. Nosso objetivo final é ter uma loja em cada estado."