SEBRAE

Pizzaria Mister Massa

Economia & Política Bom Despacho / MG
Antonio trabalhou como mascate até conseguir realizar o sonho de abrir sua pizzaria.

O empresário deixou o sertão nordestino em busca de uma vida melhor no interior de Minas Gerais. Padeiro de formação, precisou trabalhar como vendedor ambulante para juntar dinheiro e abrir sua pizzaria, que se tornou um sucesso na cidade.

De mascate a empreendedor
O Sebrae é tudo de bom, pois nos ensina a planejar. Sem orientação, é muito difícil abrir um negócio e acertar.

Até os 23 anos, Antonio Dantas morava na roça, na zona rural de Upanema (RN), quando se mudou para a cidade, a fim assumir um emprego na prefeitura, onde trabalhou por dois anos. Em 1994, após fazer um curso de padeiro, começou a trabalhar em uma lanchonete em Recife (PE), onde também ajudava na administração.

Como o negócio não deu certo, mudou-se para Bom Despacho (MG), onde conseguiu um emprego de vender roupas de cama de porta em porta. “O famoso mascate”, em suas palavras. 

Um ano depois, com o dinheiro de uma novilha que ainda tinha em sua terra natal, comprou mercadorias e passou a ser o próprio chefe, ainda vendendo pelas ruas. Chegou a ter funcionários, que vendiam em 20 cidades. Mas não estava satisfeito, queria ter um negócio em que pudesse pôr em prática o que havia aprendido de panificação.

Foi assim que, em 2011, procurou o Sebrae para abrir uma pizzaria em Bom Despacho. Lá, foi orientado a começar apenas com entregas. Decisão acertada: bateu a meta mensal de vendas em apenas dez dias.

O consultor me falou para colocar uma placa escrito ‘Delivery’. O povo da cidade nunca tinha ouvido falar nisso, o que chamou atenção para o negócio, que já começou a crescer desde então.

Antonio diz que outra lição importante que aprendeu com o Sebrae foi valorizar os funcionários para garantir qualidade dos produtos e bom atendimento.

 

Como estratégia de divulgação, passou a entregar como cortesia pizzas em comércios e empresas da cidade, o que resultou em ótimo marketing “boca a boca”.

Em 75 dias, já tinha capital para abrir o salão da pizzaria, que se tornou um sucesso na cidade.

Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, consultou o Sebrae novamente para enfrentar a crise. Imediatamente, renegociou o valor do aluguel e reduziu o número de funcionários. Preparou promoções, combos e divulgou bastante o negócio para conseguir mantê-lo. Agora, Antonio está fazendo curso e se preparando para investir em uma nova frente: vender pizzas congeladas diretamente para clientes e para a rede varejista local.

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