Aliança Brasil
Inovação & Tecnologia Bragança Paulista / SPEmpresária e analista de sistemas, ela entrou em contato com o Sebrae para ajudar a alavancar os resultados da empresa na pandemia.
O Sebrae ajudou minha empresa a padronizar tarefas e processos e a tornar a equipe mais produtiva como um todo.
A analista de sistemas Katia Rufina Dias Rinaldi deu o pontapé inicial em sua carreira trabalhando em um escritório de contabilidade. Depois, atuou em uma construtora e em uma empresa de softwares. Em meio a diferentes vivências, ela conseguiu enxergar brechas e oportunidades.
“Eu tive vontade de empreender ao sentir a dor dos pequenos negócios, que há 30 anos não tinham opções de suporte de tecnologia. Tudo era muito novo e pouco acessível.”
Ao lado de Roberto — seu marido, parceiro de vida e sócio —, resolveu investir com tudo na área de tecnologia. A motivação veio não só ao perceber que pequenos e médios negócios não tinham acesso a soluções compatíveis com suas necessidades, mas também pela escassez de empresas que cobrassem um preço justo.
Ali juntei minha paixão por soluções em tecnologia e resolver problemas. Vi um grande mercado em uma área nova e com demanda crescente.
Mas o processo de abertura não foi dos mais fáceis. “Tive muitos desafios, era muito nova, mulher na área de tecnologia, sem conhecimento como empresária e sem recursos financeiros”, diz Katia.
Em 2003, nasceu a Aliança Brasil Informática. A empresa se define como a tecnologia da informação da pequena e média empresa: “Nossos produtos são sistema de gestão (controle geral, financeiro, emissão de notas eletrônicas, estoque); configurações; instalação de computadores; servidores; e suporte técnico e treinamentos”, complementa.
A Aliança inova por oferecer atendimento rápido e soluções personalizadas para cada negócio, com a ideia de que o empresário ou empresária cuide de sua empresa sem se preocupar com questões técnicas. Para isso, as pessoas interessadas entram em contato por telefone, WhatsApp ou mesmo marcam uma reunião presencial.
Foi em 2020, em meio à pandemia de covid-19, que Katia entrou em contato com o Sebrae para “melhorar a produtividade e padronizar os serviços”. A empresária sentia que passava mais tempo cuidando de tarefas operacionais do que tomando decisões estratégicas. Então decidiu ir até o Sebrae de sua cidade, Bragança Paulista.
Lá, ela foi orientada a participar dos programas Brasil Mais e ALI — Agente Local de Inovação —, além de buscar ativamente cursos online no site do Sebrae.
Não levou muito tempo para a empresária implementar melhorias e notar resultados. Além de conseguir padronizar e documentar tarefas e processos, a Aliança conseguiu criar e monitorar indicadores para tomar decisões de forma mais assertiva, além de investir em um Plano de Desenvolvimento Individual com o intuito de motivar e engajar sua equipe.
Quando olha para a própria empresa, Katia faz uma avaliação bastante positiva: “Estamos no mercado há muitos anos, sempre nos atualizando para atender e conquistar clientes com excelência e atendimento”.
Os próximos passos são “oferecer nossos novos produtos para os clientes, conquistar uma nova clientela em até seis meses e firmar novas parcerias”. Além disso, Katia deseja colocar um novo site no ar e investir mais em redes sociais.