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Inovação & Tecnologia Cambé / PROs sócios André Mendes e Clayton Fuzetti contam como a inovação garantiu a sobrevivência da PodoShop num momento tão desafiador.
A inovação cria novos valores para empresas e faz com que possamos navegar por mercados menos concorridos, criando uma identidade forte e que se renova de tempos em tempos.
O fisioterapeuta André Mendes trabalhava no mercado de palmilhas ortopédicas e, em sua rotina, sentia falta de uma empresa que vendesse o material por um preço justo e oferecesse assistência técnica. Como não encontrou, ele mesmo fez.
A PodoShop ganhou vida quando André conheceu seu sócio, Clayton Fuzetti, num curso sobre palmilhas. Depois que iniciaram a sociedade, passaram a pesquisar sobre EVA, palmilhas, coberturas sintéticas, bases e resinas em vários lugares do mundo.
Hoje, o empreendimento oferece mais do que matéria-prima. “Estamos focados no cliente e no seu crescimento profissional. Acreditamos que para isso ele precisa de material de qualidade, de técnica apurada e noções de marketing e negócios”, conta o empresário.
Assim, a PodoShop inova ao oferecer produtos, cursos, treinamentos e um clube de assinatura para desenvolvimento empresarial.
Até chegar ao modelo de negócio ideal, André enfrentou bons desafios. Sua primeira experiência à frente de uma empresa não foi tão bem-sucedida, chegando ao ponto de quase falir. Com a PodoShop, não estava disposto a correr o mesmo risco novamente.
Nosso negócio estava crescendo, mas estava muito desorganizado e não víamos dinheiro. Parecia que estávamos enxugando gelo.
Foi aí que André e seu sócio conheceram o Sebrae e buscaram ajuda. O primeiro programa acessado foi o ALI. A partir de um acompanhamento individual e personalizado, o cenário mudou, e inovação e produtividade passaram a fazer parte do cotidiano da organização.
Outros programas acessados foram o Sebraetec, Ferramenta Lean e outros ligados à inovação de processos e produtos. “Também fizemos, no final do ano passado, uma consultoria para o financeiro”, conta André.
Com a chegada da pandemia de covid-19, André e Clayton viram-se novamente desafiados a inovar para garantir que a PodoShop continuasse de portas abertas.
Nossa empresa ficou 3 meses sem vender nada. Tivemos que ajustar processos, verbas e inovar com cursos online e outros serviços.
Com todas as mudanças aplicadas, ninguém foi demitido, e a empresa ainda alcançou um crescimento de 20% em 2020.
Os planos para o futuro incluem a entrada no mercado B2C — ou seja, atender diretamente o consumidor final — e expansão dos cursos, com um crescimento esperado de 25%.