SEBRAE

Caliel

Cultura Empreendedora Rio de Janeiro / RJ
Após se tornar MEI, Marcelo abriu uma padaria e centro cultural

O empresário diz que o Sebrae e a formalização lhe abriram diversas portas, como a participação no Espaço Favela, do Rock in Rio, entre outros grandes eventos.

O Sebrae para o empreendedor é fundamental, pois não basta ter o desejo de empreender, é preciso se qualificar. E o Sebrae dá o acesso às ferramentas necessárias. Um grande parceiro.

Nos anos 1990, o jovem Marcelo da Paz Rocha percorria o Morro do Salgueiro, na Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), vendendo os pães e doces que seu pai fazia em casa. Seus irmãos também ajudavam na missão.

Com o passar do tempo, a família comprou maquinários, profissionalizou mais o negócio e abriu uma birosca na comunidade. O passo seguinte seria uma guinada que transformaria completamente sua maneira de empreender:

“Em 2011, com o apoio do Sebrae, me tornei MEI (Microempreendedor Individual) e abri um CNPJ. Ser MEI ajudou o meu sonho a se tornar realidade, pois pude formalizar parcerias que me abriram diversas portas.”

Assim, ele abriu a Caliel, que começou como padaria e se tornou um projeto maior, que funciona também como centro cultural.

“A gente apoia a cultura local, abre espaço para discussões sociais e promove experiências gastronômicas, com Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), incluindo essas plantas na culinária de raiz. O Salgueiro tem uma cultura culinária muito forte.”

Marcelo destaca que uma das portas abertas por meio do Sebrae, após a formalização como MEI, foi a sua participação no último Rock in Rio, no Espaço Favela. No evento, ele apresentou uma empada de queijo minas com ora-pro-nobis, considerada por um dos maiores portais de notícias do país como “a melhor iguaria do maior evento de rock do planeta”.

Foi graças ao Sebrae, que fez com que eu pudesse levar meu produto para esse evento. Antes disso, foram diversos cursos: planejamento estratégico, finanças, RH, boas práticas. Através desses cursos do Sebrae, pude usar ferramentas para que meu negócio se tornasse um case de sucesso. Tivemos um bom crescimento desde 2013.

Também por intermédio do Sebrae, Marcelo participou de outros grandes eventos, como a Copa do Mundo. Ele diz que a reforma do espaço e o fortalecimento da divulgação nas redes também ajudaram o negócio a crescer. Por isso, sempre busca aprimorar e tornar os produtos cada vez mais refinados.

Tudo isso depois que saí da informalidade e me tornei MEI. Somos a única empresa do Rio de Janeiro a receber a Medalha Tiradentes por causa do trabalho que fazemos com a comunidade. Isso agrega muito valor ao nosso negócio.

Com a chegada da pandemia, o empresário decidiu investir no potencial de seus doces, massas e pratos artesanais. “O empreendedor precisa ter essa capacidade de se reinventar, senão vira um navio parado, enferrujado. Foquei nos doces artesanais feitos no fogão à lenha, e foi um sucesso, consegui manter o negócio. Agora deu até um boom no mercado, porque o interesse das pessoas por esse tipo de doce cresceu muito. No fim, saímos melhor do que entramos na pandemia.”

Para continuar crescendo, Marcelo planeja agora passar de MEI para ME (Microempresa), de modo a expandir a produção e aumentar o raio de entregas. Além disso, quer “ser reconhecido por uma empresa que abraça o meio ambiente e apoia o social, que possa servir de exemplo para outros empreendedores das favelas brasileiras.”

Essa história continua. Siga nas redes:

https://calielbar.wordpress.com/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO