SEBRAE

NA

Cultura Empreendedora Manaus / AM
Artur lançou marca de chocolate amazônico vendido em 4 estados brasileiros

Ao conhecer a cadeia produtiva do cacau no Amazonas, o biólogo viu uma oportunidade de negócio para valorizar tanto os produtos como os trabalhadores extrativistas. Hoje sua marca produz 400 kg de chocolate orgânico, que deve aumentar para 7 toneladas em 2021.

Leia a história do Artur
O Sebrae é fundamental para o empreendedor, pois ajuda muito em todas as áreas. Para tudo que a gente precisa, ele tem os meios e prontidão para auxiliar.

Biólogo de formação, Artur Bicelli sempre trabalhou com pesquisa e extensão no campo no estado do Amazonas. Em seu trabalho, conheceu diversos trabalhadores rurais e identificou uma cadeia produtiva de extrativismo de cacau, que não tinha o devido valor reconhecido.

“Percebi que se tratava de um trabalho muito interessante, mas tanto os produtos como os trabalhadores não eram valorizados.”

Foi então que decidiu iniciar uma atividade econômica que pudesse incentivar as famílias que trabalhassem no extrativismo do cacau nativo e ao mesmo tempo valorizar os recursos amazônicos.

Em 2013, começou a estudar melhor toda a cadeia produtiva e a investir na estruturação de parceiros para a produção de chocolate. Assim, quatro anos mais tarde, lançou em Manaus (AM) a NA’KAU Chocolate Amazônico.

Os primeiros desafios foram os mais comuns a toda empresa que está começando: captação de recursos, licenciamento e outros processos burocráticos. Por isso, para vencer essas dificuldades, iniciou uma parceria com o Sebrae, que se fortaleceu e continua até hoje.
Artur destaca que primeiro contou com o Sebraetec para o desenvolvimento de produtos. Em seguida, o programa auxiliou a empresa na criação da marca e com a certificação orgânica do chocolate produzido. Além disso, lembra que o Sebrae abriu diversas portas, principalmente com a participação de feiras e eventos.

Um dos pontos mais importantes foi a certificação orgânica, que aprimora o conceito da empresa, atrai novos clientes e novos pontos de venda. Essa certificação também se estende aos produtores, que recebem assistência técnica com apoio da empresa e do Sebrae.

Hoje a NA’KAU conta com 25 produtos, emprega 32 famílias produtoras, em sete municípios do estado, que recebem mais pelo cacau selvagem do que a média de mercado. A marca conta com 50 pontos de venda em quatro estados brasileiros.

Com a chegada da pandemia, Artur fortaleceu as vendas pela internet e precisou reduzir o número de funcionários. Atualmente são sete no total.

Mas em 2021 o número de colaboradores deve voltar a crescer, pois, com a compra e instalação de novas máquinas, a previsão é que a produção aumente de 400 kg por ano para 7 toneladas. Também está entre os planos para este ano a estruturação de um centro de distribuição em São Paulo, para aumentar as vendas na região, que é estratégica para o crescimento do negócio.

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.nakau.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO