Oniq Tecnologia
Inovação & Tecnologia Cuiabá / MTTer o próprio negócio e poder se dedicar a grandes projetos era o verdadeiro desejo do empresário, que já havia tentado empreender com uma startup. Com o apoio do Sebrae, sua empresa de tecnologia decolou, e a expectativa é crescer ainda mais nos próximos anos.
Conheça a história do CézarO Sebrae faz um importante trabalho de dar suporte ao planejamento, que é fundamental para que os negócios não fechem pouco tempo depois de serem abertos.
A experiência em uma empresa júnior durante a faculdade de ciência da computação em Cuiabá (MT) foi o primeiro contato com o empreendedorismo na trajetória de Cézar Macegoza. Depois disso, trabalhou no setor privado e no setor público, inclusive como servidor concursado, mas ainda não estava satisfeito.
O que ele realmente queria era ter a possibilidade de construir grandes projetos. O mais próximo que ele havia chegado de uma satisfação pessoal fora com uma startup na área de ciência energética, que chegou a ter reconhecimento nacional, mas teve de fechar por vontade de um dos sócios.
Após o término da empresa, ele e outros dois dos quatro sócios da startup decidiram tentar novamente e começaram de novo, praticamente do zero. Desta vez, eles estavam dispostos a ir até o fim e foi com essa determinação que lançaram a Oniq Tecnologia em 2016.
O novo empreendimento ajuda pequenas e médias empresas a aplicarem as melhores tecnologias para os seus negócios em busca de maior competitividade. A Oniq também desenvolve produtos como aplicativos, sites e outras soluções personalizadas, incluindo a implementação de inteligência artificial.
Um dos primeiros passos que deram ao abrir o negócio foi procurar o Sebrae, onde encontraram apoio e orientações, além de uma série de conteúdos, soluções e incentivos voltados ao fomento de startups.
“O Sebrae é um apoio de via dupla, ao mesmo tempo em que nós contribuíamos com os eventos, tínhamos consultoria e atendíamos as demandas, ajudando a desenvolver inovação para o centro do país. Fizemos cursos e mentoria juntos, planejamento estratégico, marketing e eventos, Feira do Empreendedor, e palestramos sobre inovação digital para pequenas empresas.”
Cézar diz que foi muito bom encontrar um parceiro em que pudesse confiar e ter a chancela para desenvolver um trabalho de nível nacional, ao mesmo tempo em que ajudava outros pequenos negócios. “Hoje há muito conhecimento disponível, mas precisamos do respaldo de uma instituição como o Sebrae.”
O empresário diz que o sucesso da parceria foi tão grande que o crescimento da empresa tem dobrado a cada ano, e em 2021 a expectativa é de dobrar novamente. Hoje, a Oniq tem mais de 30 clientes em seis estados.
Como já tinha operação híbrida, com muitos processos realizados de forma remota, a pandemia pouco atingiu a empresa diretamente. O faturamento caiu um pouco devido aos clientes que foram afetados, mas, no fim do ano, o saldo foi de crescimento.
Cézar diz que a prioridade agora é finalizar o trabalho minucioso de revisão de todo o negócio e concluir o planejamento de um crescimento ainda mais sólido. “Temos a expectativa de crescer três vezes mais esse ano. Antes dobrava, agora esperamos triplicar. Queremos estruturar melhor a cultura de trabalho remoto e pensar em um crescimento como um todo.”