Atsu Tattoo e Estética
Economia & Política Natal / RNSem previsão de quando retomaria as atividades em 2020, ela contou com o apoio do Sebrae para acessar o crédito que serviu como capital de giro para a empresa.
Muita gente quer empreender e eu sempre digo para procurar o Sebrae, porque ele dá um suporte muito grande em todas as áreas. Recomendo de olhos fechados.
Cláudia trabalhava em uma loja infantil e, com o dinheiro que ganhava e com ajuda financeira da sogra, decidiu montar um estúdio de tatuagem em sociedade com o marido que é tatuador. Kleber Lopes fez sua primeira tatuagem aos 15 anos e logo depois, incentivado por sua família, tornou-se tatuador. Por suas talentosas mãos, já passaram pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo: Alemanha, Portugal, China, Espanha, Austrália, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, Canadá e outros.
Assim, a partir da sociedade de Cláudia e Kleber, há 15 anos nasceu a Atsu Tattoo e Estética. Inicialmente, o estúdio funcionava em um espaço construído na parte da frente do lote da casa do casal.
As pessoas foram gostando, indicando para outras, e foi crescendo. Um amigo artista entrou como sócio para vender seus trabalhos no estúdio, e aí mudamos para um shopping da cidade, que foi quando tivemos um boom de crescimento.
A empresária diz que um dos diferenciais do negócio é ter uma estética original, que evita os clichês da maioria dos estúdios de tatuagem.
A empresária diz que um dos diferenciais do negócio é ter uma estética original, que evita os clichês da maioria dos estúdios de tatuagem.
“Nunca foi aquela estética de rock, com pouca iluminação. Sempre foi como uma clínica de estética. Fomos os primeiros assim aqui em Natal. Nossa tatuagem é muito voltada para a estética, além dos outros procedimentos que realizamos, como o microagulhamento capilar, que ajuda a nascer cabelo tanto na sobrancelha quanto no couro cabeludo.”
Ela destaca, ainda, que o casal também sempre teve uma visão diferenciada em relação à gestão da empresa, sempre encarando como algo sério, profissional e com potencial de crescimento. Por esse motivo, decidiram procurar o Sebrae.
“Procuramos o Sebrae depois que rompemos a sociedade, para ver onde podíamos melhorar. O Sebrae sempre deu suporte, no sentido de orientar a gente, sobre onde montar o ponto, por exemplo. E também fizemos cursos, aprendemos sobre questões financeiras e como melhorar a gestão.”
Segundo Cláudia, a parceria se fortaleceu ao longo do tempo e, sempre que o casal pensa em um próximo passo, procura o Sebrae.
“Sempre que a gente almeja um crescimento maior, a gente procura o Sebrae. Na primeira vez, éramos só o meu esposo e eu, depois passamos para um ponto maior, e hoje temos uma barbearia. Ele também dá curso de tattoos no estúdio, e temos dois estagiários. Cresceu muito.”
Quando a pandemia chegou, ela diz que o desespero bateu na porta da empresa. Afinal, por não ser um serviço essencial, eles não tinham previsão de quando poderiam voltar a funcionar.
“Aí, o Sebrae apresentou para a gente um projeto que eles tinham para ajudar as empresas [a acessar crédito]. Conseguimos pegar R$ 8 mil para capital de giro, porque precisávamos continuar pagando despesas correntes, mas não tínhamos faturamento. A gente precisava realmente desse dinheiro para segurar as pontas e não fechar. Ainda não voltou ao normal, mas estamos trabalhando, está fluindo, melhorando aos poucos.”
Apesar das dificuldades dos tempos atuais, Cláudia diz que sempre pensa em aumentar o negócio e seguir crescendo ainda mais. Um dos planos é fechar parceria com um distribuidor de produtos de barbearia para revendê-los para outras barbearias.
“Quanto maior o número de segmentos em que você atua, mais fontes de faturamento. Também queremos melhorar as aulas, aumentar a estrutura, porque hoje são três alunos. Queremos aumentar e ter uma estrutura melhor, mantendo o distanciamento.”