Casa da Pesca
Economia & Política Caririaçu / CEPela parceria, ele fez cursos e adotou boas práticas que ajudaram no crescimento do negócio que também passou a vender produtos para aquário e tiro esportivo.
O apoio do Sebrae é fundamental, pois nos disponibiliza o que há de mais atual em gestão, por meio de orientações e capacitações de acordo com a realidade do empreendedor.
Ao se mudar para Juazeiro (CE) recém-formado em jornalismo, Jefferson Pereira percebeu que naquele momento seu caminho era seguir estudando e adquirindo novos conhecimentos. Foi assim que iniciou, em 2011, uma segunda graduação, dessa vez em administração de empresas.
Ele lembra que, na nova faculdade, logo sentiu a necessidade de colocar em prática o que aprendia. Isso o levou a se engajar nos projetos universitários. Em um dos grupos de pesquisa do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Jefferson ficou responsável por estudar como o Sebrae e outras instituições colaboravam tanto para o desenvolvimento regional como para o crescimento individual dos empreendedores.
Depois disso decidi abrir a minha própria empresa para colocar em prática e testar se o que eu aprendi funcionava mesmo.
Após pesquisar minuciosamente o segmento, ele concluiu que havia potencial de mercado para produtos de pesca na região. Assim, em 2012 abriu as portas de sua loja, a Casa da Pesca.
Jefferson diz que procurou o apoio do Sebrae, desde que tomou a decisão de abrir o negócio, e que a parceria foi fundamental para a estruturação da empresa.
“Na faculdade, tinha conteúdo teórico. No Sebrae o conteúdo que recebi era mais aplicado, prático. Era mais a realidade do Brasil, da minha região. Então me ajudou muito com a abertura do CNPJ e com outras questões burocráticas. Eu queria começar um negócio que desse certo e que tivesse potencial de crescimento.”
Em seguida, ele recebeu a visita de um agente de orientação do Sebrae que fazia do projeto “Negócio é negócio” uma consultoria com diagnóstico da empresa e recomendação de produtos e serviços do Sebrae que poderiam ajudá-la a crescer. Entre as recomendações recebidas, estavam ações de aprimoramento como criar e gerir bem as redes sociais, fortalecer o marketing, além de cursos de gestão.
Foi muito importante. As capacitações online, os eventos, as palestras a que assisti. Sempre busquei estar engajado na programação do Sebrae aqui na região. Sempre buscava fazer cursos na área como ‘Sei comprar’, ‘Aprender a empreender’, ‘Expansão e estratégias de crescimento’, entre outros.
Segundo o empreendedor, a parceria garantiu bons resultados para a empresa, que cresceu com sustentabilidade e aumentou o volume de negócios.
“Penso em crescer para mudar de categoria, mas é preciso considerar toda a burocracia. Hoje estamos no teto de faturamento do MEI, então penso nas vantagens e desvantagens.”
Para lidar com a pandemia, o empresário diz que intensificou a comunicação com os clientes, por meio do WhatsApp e redes sociais, fazendo uma integração dessas ferramentas com o e-commerce que lançou para fortalecer as vendas online. “A ideia era, pouco a pouco, ir dominando essa questão. Está dando certo, estamos atendendo clientes não só da região, mas também de estados vizinhos como Pernambuco e Paraíba.”
Jefferson diz que a prioridade agora é oferecer mais produtos e continuar a estratégia de departamentalização da empresa, mantendo a pesca e o tiro esportivo, além de um foco maior no aquarismo, para crescer mais nesse departamento. Também está entre os planos continuar investindo na comunicação digital para que o e-commerce cresça no total de faturamento da empresa.