Aconchego Goiano
Inovação & Tecnologia Rio Verde / GOEla começou a empreender na área de marketing, mas resolveu dar uma guinada e comprou um restaurante. Sem experiência na área de alimentação, buscou no Sebrae o conhecimento necessário para a gestão do negócio, que ampliou o faturamento até durante a pandemia.
Conheça a história da KellenO Sebrae é de suma importância para o empreendedor, principalmente para quem não tem experiência. Ele te dá a direção do que precisa fazer para administrar bem o negócio. Todos deveriam procurá-lo para ter sucesso.
Ainda quando era criança e morava no Mato Grosso, Kellen Ferreira já tinha vontade de empreender, seguindo o exemplo de sua mãe, com quem começou a trabalhar aos dez anos de idade. Adolescente, mudou-se para Rio Verde (GO) a fim de estudar. Assim, conciliou a faculdade de direito com o trabalho em telemarketing.
Já formada, abriu uma empresa na área de marketing multimídia, mas sentia que ainda não era exatamente o que queria fazer. Até que, em 2016, teve a oportunidade de dar uma guinada na sua jornada empreendedora: comprou um restaurante.
“Não tínhamos experiência nessa área. A gente resolveu dar a cara a tapa, aprendemos na raça. E assim abrimos o Aconchego Goiano.”
Pesquisando sobre como fazer uma boa gestão do novo negócio, conheceu o Sebrae, onde teve consultoria e fez diversos cursos, além do Empretec.
“Aprendi muita coisa. Lá no Sebrae a gente tem uma troca muito grande de experiência, professores muito bons, foi bom pra tudo: gestão, finanças, marketing. O Empretec abriu minha mente. A gente tem uma forma de lidar com as coisas, pensa que está ajudando, mas pode estar atrapalhando. Então me ajudou a enxergar minhas falhas, porque faz a gente analisar e ver o que precisa melhorar.”
Kellen diz que, de fato, o restaurante melhorou bastante após o apoio do Sebrae. Um dos aspectos que ela destaca foi o controle de gastos e do estoque, além da gestão de pessoal.
“O Sebrae pega na sua mão para ajudar no negócio. Aprendi liderança para lidar com os funcionários, valorizá-los, fazer com que eles tivessem um desempenho melhor. O atendimento ao cliente melhorou muito.”
A empresária diz que, após aplicar os conhecimentos que adquiriu em parceria com o Sebrae, os clientes aumentaram e o faturamento do restaurante cresceu 40%.
Kellen lembra que outro princípio aprendido com o Sebrae, a inovação, fez com que o restaurante resistisse à fase mais difícil da pandemia, quando todo o comércio precisou fechar. “Tivemos que mudar totalmente a forma de trabalhar, foi como começar do zero.
Inovamos no cardápio, na forma de servir e no marketing para atrair os clientes. Adicionamos porções, combos e promoções.” No fim, a empreendedora diz que conseguiu até aumentar o faturamento e aprimorar os processos do negócio.
Para continuar crescendo, o restaurante está sendo reformado, ao mesmo tempo que o investimento em marketing e divulgação aumentou, assim como o serviço de delivery se fortaleceu. Kellen também pretende implementar ainda novidades no cardápio para atrair mais clientes e já planeja abrir uma nova unidade.