Cervejaria Narcose
Cultura Empreendedora Capão da Canoa / RSEmpresária encontrou no Sebrae o parceiro ideal para realizar uma transformação digital em seu negócio e aumentar o faturamento da empresa.
O Sebrae faz um papel muito importante de capacitação. Hoje me sinto mais segura como empreendedora. Ele abre portas e acelera alguns aprendizados que demorariam mais se fôssemos fazer sozinhos.
Já formada em Administração de Empresas, Raquel Diehl cursava a segunda graduação, em Biologia, quando seu irmão decidiu implementar um laboratório de qualidade em sua empresa, a Cervejaria Narcose. Como ela trabalhava na faculdade com biologia molecular, decidiu fazer um estágio na cervejaria.
“Era pra ser uma coisa temporária, eu ia ajudar no laboratório e depois a gente ia ver como seria. Mas, no fim, o que seria um período de seis meses acabou se tornando o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Fiquei mais tempo e, como eu já tinha experiência na área comercial e trabalhado com vendas, comecei a me envolver nessa parte. Hoje em dia cuido da parte administrativa e comercial.”
A partir desse momento, ela também se tornou sócia da empresa, em 2019. Uma de suas primeiras ações como administradora foi estreitar os laços com o Sebrae. Isso ocorreu quando uma coordenadora da área de alimentos e bebidas a procurou, convidando-a para participar de uma consultoria específica para cervejarias.
Depois da pandemia, os processos da consultoria foram adaptados, e optamos por focar onde mais precisávamos, que era o marketing digital, com um trabalho bem focado em vendas online.
Raquel lembra que a empresa já realizava vendas pelo WhatsApp, mas de forma não sistematizada. Não havia sequer uma lista de transmissão, e ela mandava o catálogo para os clientes, um a um. Tudo mudou quando, neste ano de 2021, a cervejaria lançou seu e-commerce.
Era uma ideia que a gente já tinha há algum tempo, mas que se tornou prioridade na pandemia. Hoje já estamos focados em como trazer mais pessoas para o site e aumentar o engajamento nas redes sociais. Agora entramos em um projeto do Sebrae, o Conexão E-commerce, mais avançado, direcionado para quem já tem a loja virtual. Quero ter uma performance melhor, aprender a lidar melhor com Google Analytics, tráfego pago etc.
Até 2020, a cervejaria produzia, em média, 11 mil litros por mês. Em 2021, a produção aumentou para uma média de 12 a 13 mil litros por mês. O que também aumentou foi o volume de vendas, principalmente após a implementação do e-commerce, quando houve um boom nos pedidos online. O crescimento da empresa neste ano ainda não foi estimado, mas, entre 2019 e 2020, a cervejaria ampliou o faturamento em 12%.
Segundo a empresária, o foco agora é fortalecer ainda mais o e-commerce e manter o alto volume de vendas.
“E também ter um crescimento mais expressivo. Começamos a trabalhar em vários canais, como blog e Youtube. Meu irmão, que é o mestre cervejeiro, está aparecendo mais nas divulgações para aproximar o consumidor e produzir conteúdo de relevância.”