SEBRAE

Café Especial do Norte do Paraná

Cultura Empreendedora Congonhinhas / PR
Com o apoio do Sebrae, o café que Ricardo produz valorizou 500%

Selo de Indicação Geográfica e assistência técnica fizeram o produto subir de preço e a demanda de exportação aumentar

O Sebrae me ensinou a ver minha propriedade como uma empresa. A parceira com os produtores tem feito muita diferença, pois a assistência técnica é muito importante.

Ainda criança, convivendo entre os pés de café que o pai e o avô plantavam no Norte Pioneiro do Paraná, Ricardo Batista tomou gosto pelo cultivo do grão e decidiu que seguiria os passos dos progenitores. Assim, reforçaria também a longa tradição da cultura do café na região.

Tudo começou há mais de cem anos, quando produtores do sudeste de São Paulo, fugindo dos altos impostos cobrados no estado, escolheram a terra roxa do norte paranaense para reiniciar suas plantações. A atividade levou desenvolvimento para a região, que se tornou conhecida por produzir um dos melhores cafés do Brasil. Uma das características principais é o extremo cuidado dos cafeicultores em todas as fases da produção, que resulta um café equilibrado, de excelente caracterização, com aroma, sabor, acidez, corpo e doçura.

Ciente de como essas particularidades atendem ao mercado mais exigente, após terminar o colégio agrícola, em 1986, Ricardo voltou à propriedade da família para produzir o grão em sociedade com o pai, que lhe cedeu dois alqueires de terra para plantar.

“Eu quis plantar café adensado e superadensado, que dá para plantar até 20 mil pés por alqueire. Comecei plantando um hectare até chegar a dois hectares. O café tradicional demora cerca de quatro anos para começar a produzir, mas esse demora só dois anos.”

Com clima favorável e um bom manejo, a primeira safra de Ricardo se mostrou excelente. O sucesso se repetiu nos anos seguintes, o que o incentivou a aumentar a produção.

Após alguns anos trabalhando o café, consegui comprar uma propriedade de dois hectares em Congonhinhas (PR) e depois outra, em 2000, de 27 alqueires.

Na nova propriedade, plantou 50 mil pés de café, mas uma geada muito forte destruiu todo o plantio. Os anos seguintes foram difíceis, não havia mudas no mercado para que ele pudesse recomeçar, e as que encontrava tinham preços exorbitantes. “O que me salvou foi o café que eu ainda tinha plantado na propriedade do meu pai.”

Com o tempo, as coisas foram melhorando, e Ricardo também contou com o apoio da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e da Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), da qual hoje é presidente. E foi por meio dessas entidades que os produtores tiveram o primeiro contato com aquele que se tornaria um de seus principais parceiros: o Sebrae.

Entre as conquistas dessa parceria, ele destaca o selo de Indicação Geográfica, uma certificação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) que vincula a qualidade de um produto à sua região de origem.

De acordo com o produtor, a atuação do Sebrae foi muito importante para a concretização desse projeto. “O Sebrae dava palestras nos 12 municípios que formam a região do Norte Pioneiro do Paraná. Inclusive com suporte para captar recursos do governo. Depois ajudou na certificação das propriedades para que elas conseguissem o selo e entrassem nesse mercado de cafés especiais.”

Além de abrir portas para esse mercado, o Sebrae continuou dando suporte aos produtores por meio de assistência técnica com agrônomos e outros especialistas. O apoio elevou ainda mais a qualidade do café. Um dos motivos foi a proibição de usar venenos contra pragas. Tudo isso, segundo Ricardo, gerou uma enorme valorização do produto.

As nossas vendas aumentaram mais de 500%. Antes era muito restrita. Hoje a gente nem consegue atender a demanda, principalmente a de exportação. Se não fosse o Sebrae, a gente não teria acessado esse mercado.

Hoje, Ricardo tem nove hectares plantados com diversas variedades e produz, em média, 55 sacas por hectare. Continuando a tradição na família, ele cedeu áreas de sua propriedade para os filhos, que também já começaram o plantio. “Cada ano vai aumentando aos poucos a área plantada e vamos renovando algumas áreas.”

Agora em 2021, ele quer focar em produzir mais para exportação. “Vamos conversar com os produtores para produzir o máximo possível de café especial para entrar nesse mercado de Fair Trade, outra oportunidade aberta pelo Sebrae para os cafeicultores das associações da região.”

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.cocenpp.com/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO