SEBRAE

AeroRiver

Inovação & Tecnologia Manaus / AM
Com o apoio do Sebrae, startup inovou com um barco voador que irá melhorar a logística no Amazonas

A empresa AeroRiver aproveitará os rios da região para o transporte de cargas e pessoas de forma sustentável e econômica com o Volitan

“Nossa empresa nasceu porque estávamos olhando para uma necessidade da nossa região. Sabemos que ninguém de fora do nosso estado para pra analisar e resolver os problemas locais usando a alta tecnologia. E nós fizemos isso. Vimos um gargalo na questão logística e buscamos melhorias para os negócios e para a população amazonense”, Felipe Bortolete.  

 

Os empreendedores Lucas Guimarães e Felipe Bortolete se conheceram na equipe que representou o curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) no Aerodesign, um desafio volta do a estudantes de engenharia de todo o Brasil. Além de criar laços de amizade, a competição fez com que a dupla entendesse melhor a aeronáutica e desenvolvesse interesse e paixão por essa ciência. 

 

Ao fim da graduação, Guimarães e Bortolete decidiram realizar um mestrado em Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Após a defesa da dissertação e obtenção do título, um amigo de longa data de Lucas e ex-chefe de Felipe convidou-os para iniciar um projeto. “Eu recebi uma ligação do Túlio e ele disse que era hora de tentarmos desenvolver uma solução para resolver o problema de logística da nossa região”, explica Lucas.

 

Juntos e com um novo sócio, Túlio Silva, eles começaram a traçar planos e estratégias em busca de uma solução. “Pensamos em seguir um projeto de carro voador, mas a região amazônica é muito extensa e esse tipo de veículo tem uma autonomia muito pequena e não seria aplicável. Verificando outras possibilidades, chegamos à conclusão de que um veículo de efeito solo teria o melhor custo-benefício, como os ecranoplanos da antiga União Soviética”, conta Lucas. Aí, em outubro de 2020, eles deram início a um projeto inovador: a startup AeroRiver e a criação do Volitan, o barco voador.

 

Em 2021, após a fase de planejamento estrutural, os empreendedores chegaram ao objetivo: o Volitan era capaz de carregar dez passageiros ou uma tonelada de carga, sendo sustentável e econômico. “Com as nossas pesquisas, entendemos que, mesmo utilizando combustíveis fósseis, o barco voador emitia duas vezes menos CO2 e conseguia ser 300% mais rápido que os barcos mais velozes utilizados para transporte na região”, informa o empresário.

 

Mas, para dar início à startup e à comercialização do Volitan, foi necessário aprender sobre negócios. Assim eles decidiram se inscrever em um programa do Sebrae, o Inova Amazônia. “Recebemos a informação de uma amiga que o Inova Amazônia estava com o edital aberto. Nos inscrevemos e o nosso projeto foi aprovado. Por meio do programa, tivemos a oportunidade de ter mentorias com consultores do Sebrae e ali adquirimos conhecimento sobre como empreender. Foi um divisor de águas para nós, já que em pouco tempos conseguimos um plano de negócios que, se tivesse de ser feito por nós, provavelmente demoraria meses”, comenta Felipe.

“O Sebrae foi fundamental para consolidar a estrutura da nossa empresa. Temos o conhecimento técnico especializado, mas não tínhamos a visão empreendedora necessária para fazer o negócio decolar. Com o Sebrae, viajamos para alguns eventos brasileiros e internacionais. Tivemos a oportunidade de conhecer outros projetos similares, ter contato com investidores e possíveis clientes e fazer bastante networking, o que rendeu bons resultados para a AeroRiver”, diz Lucas Guimarães, um dos sócios.

 

Atualmente, a AeroRiver conta com seis funcionários e tem um protótipo do Volitan com cerca de 20% do tamanho original do barco voador que está em teste para validação do sistema operacional. Em breve, a equipe produzirá um modelo em tamanho original para que, em 2025, o projeto entre em operação. “Esse é o primeiro projeto que temos na nossa empresa. Para o futuro, pensamos em desenvolver um modelo de Volitan que utilize energias renováveis, com um motor elétrico, por exemplo, e que seja autônomo. A ideia é que seja um modelo de sustentabilidade no transporte dentro da Amazônia”, finaliza Lucas.

Assim como Lucas, você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.aeroriver.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

QualiMedi Saúde

Inovação & Tecnologia

Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava abriram clínica com atendimento de nível particular com preço acessível

 Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava

Londrina / PR

Miragem Moda Íntima

Inovação & Tecnologia

Com o apoio do Sebrae, a empresa cresceu e atualmente conta com quatro lojas

 Eloisa Wendt

Pérola / PR

Bipp Tecnologia

Inovação & Tecnologia

Marcus Linhares transformou a tese do doutorado em negócio

 Marcus Linhares

Picos / PI

Criatório Neves

Inovação & Tecnologia

 Rodrigo da Silveira Alves Neves

Sobrália / MG

Tapeçauto Tapeçaria Automotiva

Inovação & Tecnologia

Orimarço e Angela inovam empresa familiar com ampla variedade de serviços para automóveis, lanchas e barcos.

 Angela Aparecida e Orimarço Nazaré

Cuiabá / MT

Lugar de Encontro

Inovação & Tecnologia

Camila, Ingrid, Milla e Sara abriram empresa de acompanhamentos terapêuticos que oferece atendimento profissional fora de clínicas e consultórios

 Camila, Ingrid, Milla e Sara

Brasília / DF

Grigliata Casa de Carnes e Hortifruti

Inovação & Tecnologia

Atento às mudanças da economia e transformações dos hábitos de consumo, empreendedor abriu um mercado para público de nicho

 Mateus Zanolla

Curitiba / PR

Papelaria Universitária

Inovação & Tecnologia

Além de oferecer um atendimento sob medida, a Papelaria Universitária inova ao oferecer produtos e serviços exigidos pelos hábitos pós-pandemia

 Marcelo Dorileo

Cuiabá / MT

Kaffe Torrefação e Treinamento

Inovação & Tecnologia

Empreendedora conta como, ao lado de seu sócio e esposo, Eudes Santos, criou o Kaffe e inovou o mercado cafeicultor

 Lidiane Santos

Recife / PE