Lavanderia Alba
Cultura Empreendedora Cuiabá / MTDesde que assumiu o comando do negócio, o empresário contou com o Sebrae para desenvolver projetos de eficiência energética e de reutilização da água. O resultado foi a redução do custo, ampliação da capacidade produtiva e do faturamento da empresa.
Responsabilidade ambientalO Sebrae é um parceiro em todas as frentes da empresa, tanto no escritório quanto na área produtiva.
Aos 17 anos, o futuro economista Gustavo Corrêa começou a trabalhar na lavanderia do seu pai em Cuiabá (MT). Ele desempenhou todas as funções administrativas na empresa até chegar ao comando após a aposentadoria do pai há cinco anos.
Ao longo desses anos de trabalho na Lavanderia Alba, Gustavo fortaleceu a parceria com o Sebrae iniciada há quase 50 anos pelo pai, participando de diversos cursos, treinamentos e outros eventos. Com o Sebraetec, teve apoio para desenvolver um projeto de energia solar para o negócio. Já as orientações dos consultores ajudaram em diversas áreas, desde a melhoria da fachada à otimização de processos produtivos.
Mas, segundo o empresário, o apoio mais importante do Sebrae foi no projeto de reutilização de água, que transformou a lavanderia em uma marca sustentável. Ao todo, 75% da água é reaproveitada, o que reduziu significativamente os custos.
“Ter nos tornado sustentáveis também impactou positivamente na imagem da empresa, pois esse tipo de postura ecológica é fundamental nos dias de hoje”.
A reutilização da água também possibilitou a expansão do negócio, que dependia do fornecimento intermitente da companhia estadual, sendo que os poços artesianos também não supriam a demanda da lavanderia. Desde então, a empresa já cresceu 30%.
Agora o negócio aguarda o selo de qualificação da Organização Nacional da Acreditação (ONA), que já fez o diagnóstico para aferir a sustentabilidade. Gustavo também trabalha na expansão da lavanderia para o interior do Mato Grosso, com previsão de duas novas unidades ainda em 2020, sendo a primeira delas em Rondonópolis (MT).