I4sea
Inovação & Tecnologia Salvador / BAO oceanógrafo se associou a dois amigos para desenvolver um software que, a partir da previsão e da análise de condições ambientais, ajuda navios a atracar com segurança. Com o apoio do Sebrae, a empresa se desenvolveu, ampliou os negócios.
Presença no mercado internacionalPromover a educação empreendedora como o Sebrae faz é fundamental para o desenvolvimento do país.
Após se formarem em Oceanografia na Universidade Federal da Bahia, Bruno Balbi, Mateus Lima e Davi Mignac fundaram a Preamar, uma sociedade empresarial limitada (LTDA) e começaram a trabalhar com consultoria, elaborando estudos técnicos para licenciamento ambiental. Com a experiência, perceberam que também existia uma demanda de mercado para dados de qualidade de previsão de ondas, ventos e correntes para dar suporte na tomada de decisão para aumento da eficiência e segurança das manobras de navios em portos.
Para ofertar os dados aos portos com a maior precisão possível, a empresa trabalhou no desenvolvimento de um software simula e prevê o comportamento das correntes, marés, ondas, vento e chuva, com precisão próxima de 99%. Com as informações, é possível auxiliar o planejamento do carregamento dos navios e indicar o melhor dia e horário para atracarem e desatracarem no porto.
Bruno lembra que o Sebrae foi muito importante para a estruturação e para o crescimento da empresa, com ferramentas fundamentais para a gestão e planejamento estratégico dos negócios.
O Sebrae ajudou muito. O Sebratec, por exemplo, funcionou como um investidor, custeando 70% do desenvolvimento de um dos nossos projetos.
Sobre a parceria com o Sebrae, o empresário também destaca o Empretec como importante ferramenta de capacitação de sua jornada empreendedora. Entre os sócios, ele é responsável pela administração da empresa e também se especializou em gestão estratégica e gestão empresarial.
Em 2015, já com o software i4cast bem desenvolvido, a empresa passou a se chamar I4sea. Desde então, segundo Bruno, o crescimento foi significativo, de cerca de 50% ao ano.
Hoje a I4sea também possui escritórios em Londres e Shanghai e conta com clientes no Brasil, Portugal e Alemanha, além de parcerias nos Estados Unidos. A meta agora é estar presente em todos os portos do Brasil e consolidar o crescimento internacional da empresa.