Escritório da Dança
Cultura Empreendedora São Paulo / SP
Logo que começou a dançar profissionalmente, Marcelo se deu conta de que não bastava ser bom dançarino para ter uma escola de dança de sucesso. Com o Sebrae, ele percebeu que poderia trabalhar na formação de outros profissionais.
Só dançar não é suficiente
O Sebrae recebe o empreendedor e o fortalece. Quem tem a oportunidade de caminhar com ele tem muito mais probabilidade de sucesso profissional.
A paixão pela dança surgiu desde muito cedo na vida de Marcelo Grangeiro em Açailândia, no interior do Maranhão. Em 2000, aos 18 anos, começou a realizar o sonho de dançar profissionalmente e abriu sua primeira escola. Porém, com a falta de experiência em gestão, o negócio quebrou.
Quatro anos mais tarde, Marcelo já tinha superado a falência e aberto uma nova escola de dança maior do que a primeira, quando um amigo o convidou para conhecer o Sebrae e fazer o Empretec. Após os seis dias imersos em questões de empreendedorismo proporcionados pela capacitação, ele concluiu que seu negócio dava prejuízo e resolveu fechá-lo para dar um novo rumo à carreira.

Percebi que boa parte dos profissionais que trabalhavam com dança não tinha uma gestão de carreira, um planejamento de negócios, não tratava a dança como um negócio. Então decidi me especializar nessa área de gestão, estratégia e processos para ajudar os dançarinos e professores a olhar para a paixão que eles têm como um empreendimento.
Além de faculdade de educação física e em seguida pós-graduação em psicologia educacional, Marcelo aprofundou seus conhecimentos em gestão e contabilidade. Logo multiplicaram-se os convites para congressos e encontros para palestrar sobre a dança como modelo de negócio.
Em 2009, viu que era o momento de sair de Açailândia e se mudou para São Paulo (SP). Na capital paulista, ele confirmou que uma das maiores dificuldades dos dançarinos profissionais é conquistar uma remuneração satisfatória. Com isso em mente, abriu o Escritório da Dança, com a proposta de ser mais que uma escola de dança comum e trabalhar também com a formação de professores, ensinando gestão para os alunos.
O Sebrae também esteve presente nessa nova fase da vida e da carreira de Marcelo, que fortaleceu a parceria em São Paulo, onde se tornou padrinho do curso Dança Empreendedora.

É um parceiro e um mentor que eu escolhi quando eu preciso renovar e estudar. Foi ampliando sempre a minha visão sobre os negócios, potencializando os meus comportamentos empreendedores.
Hoje, o Escritório da Dança oferece consultoria, mentoria, assessoria e cursos online. Ao todo, mais de 750 alunos já fizeram os cursos profissionalizantes. Marcelo ainda dá aulas, cursos, workshops e ministra palestras em todo o Brasil, ao lado de grandes profissionais da dança.
E os planos para o futuro são ambiciosos. “O nosso objetivo para os próximos anos é fazer com que todo professor ou profissional de dança de salão tenha participado dos nossos cursos de formação.”
