SEBRAE

Escritório da Dança

Cultura Empreendedora São Paulo / SP
O dançarino que já ensinou mais 750 profissionais a ver a dança como negócio

Logo que começou a dançar profissionalmente, Marcelo se deu conta de que não bastava ser bom dançarino para ter uma escola de dança de sucesso. Com o Sebrae, ele percebeu que poderia trabalhar na formação de outros profissionais.

Só dançar não é suficiente
O Sebrae recebe o empreendedor e o fortalece. Quem tem a oportunidade de caminhar com ele tem muito mais probabilidade de sucesso profissional.

A paixão pela dança surgiu desde muito cedo na vida de Marcelo Grangeiro em Açailândia, no interior do Maranhão. Em 2000, aos 18 anos, começou a realizar o sonho de dançar profissionalmente e abriu sua primeira escola. Porém, com a falta de experiência em gestão, o negócio quebrou.

Quatro anos mais tarde, Marcelo já tinha superado a falência e aberto uma nova escola de dança maior do que a primeira, quando um amigo o convidou para conhecer o Sebrae e fazer o Empretec. Após os seis dias imersos em questões de empreendedorismo proporcionados pela capacitação, ele concluiu que seu negócio dava prejuízo e resolveu fechá-lo para dar um novo rumo à carreira.

Percebi que boa parte dos profissionais que trabalhavam com dança não tinha uma gestão de carreira, um planejamento de negócios, não tratava a dança como um negócio. Então decidi me especializar nessa área de gestão, estratégia e processos para ajudar os dançarinos e professores a olhar para a paixão que eles têm como um empreendimento.

Além de faculdade de educação física e em seguida pós-graduação em psicologia educacional, Marcelo aprofundou seus conhecimentos em gestão e contabilidade. Logo multiplicaram-se os convites para congressos e encontros para palestrar sobre a dança como modelo de negócio.

Em 2009, viu que era o momento de sair de Açailândia e se mudou para São Paulo (SP). Na capital paulista, ele confirmou que uma das maiores dificuldades dos dançarinos profissionais é conquistar uma remuneração satisfatória. Com isso em mente, abriu o Escritório da Dança, com a proposta de ser mais que uma escola de dança comum e trabalhar também com a formação de professores, ensinando gestão para os alunos.

O Sebrae também esteve presente nessa nova fase da vida e da carreira de Marcelo, que fortaleceu a parceria em São Paulo, onde se tornou padrinho do curso Dança Empreendedora.

É um parceiro e um mentor que eu escolhi quando eu preciso renovar e estudar. Foi ampliando sempre a minha visão sobre os negócios, potencializando os meus comportamentos empreendedores.

Hoje, o Escritório da Dança oferece consultoria, mentoria, assessoria e cursos online. Ao todo, mais de 750 alunos já fizeram os cursos profissionalizantes. Marcelo ainda dá aulas, cursos, workshops e ministra palestras em todo o Brasil, ao lado de grandes profissionais da dança.    

E os planos para o futuro são ambiciosos. “O nosso objetivo para os próximos anos é fazer com que todo professor ou profissional de dança de salão tenha participado dos nossos cursos de formação.”

Essa história continua. Siga nas redes:

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO