Eletro União
Inovação & Tecnologia Gravataí / RSO empreendedor diz que as consultorias do Sebrae foram muito importantes para que seu comércio de eletrodomésticos alcançasse boa performance em marketplaces
O Sebrae ajuda muito o pequeno empreendedor que tem muito trabalho e o tempo limitado para pesquisar e aprender sozinho. Então as consultorias são muito importantes para encurtar esses caminhos de aprendizagem.
Durante 30 anos, Elison Paulo da Silveira trabalhou como técnico na Eletro União, uma empresa de assistência técnica em Gravataí (RS). Mas tudo mudou quando, em 2020, ele passou de empregado a dono do negócio. Como a esposa do antigo proprietário havia falecido, ele fez uma proposta a Elison, que aceitou comprar a empresa, tornando-se assim um empreendedor.
Funcionando como uma assistência técnica autorizada de diversas marcas e fábricas, já havia cinco anos que a empresa havia se tornado também uma loja de eletrodomésticos. No entanto, até o empreendedor assumir o negócio, as vendas eram realizadas apenas na loja física. Foi então que ele optou pela inovação e digitalizou o empreendimento, adotando também o modelo de vendas online.
Elison lembra que o Sebrae foi muito importante nesse processo: “Eu comecei a entrar no site do Sebrae, assistir a lives e também fui pesquisando. Aí vi que o Sebrae tinha parceria com o Magalu e decidi aderir.”
Após fazer a inscrição, ele diz que em 15 dias já estava vendendo pela internet. E, para isso, contou com uma capacitação realizada pela própria plataforma, fazendo cursos sobre vendas em geral, como vender bem em marketplaces, como fazer boas fotos dos produtos, como trabalhar bem com planilhas de Excel e fazer boa gestão financeira do negócio.
No Sebrae, ele também fez cursos sobre marketing e vendas. Segundo o empresário, os resultados de toda essa migração para o ambiente digital foram bastante satisfatórios.
As vendas aumentaram bastante, hoje em torno de 30% do meu faturamento vem do online. Estou no Magalu e em outros marktplaces, mas o maior resultado é do Magalu.
Outra parceria com o Sebrae que Elison considera que foi fundamental para o crescimento do negócio foi a consultoria com um arquiteto, que fez um projeto para revitalizar a fachada e o interior da loja, alterando o layout para adaptação da assistência técnica ao modelo de comércio varejista. “Foi muito bom, e o Sebrae arcou com 70% dos custos do arquiteto.”
Para continuar crescendo, o próximo passo, de acordo com o empreendedor, é lançar seu próprio e-commerce. E Elison está certo de que o Sebrae será muito importante nesse processo de implementação da loja virtual: “Meu objetivo é crescer ainda mais no online e aumentar o faturamento. Não estar apenas nos marketplaces, mas também ter um segmento da loja física no online.”