SEBRAE

Amora Brinquedos Afirmativos

Cultura Empreendedora Salvador / BA
Da necessidade de afirmar uma identidade nasceu o negócio de Geo

Negócio social: a empreendedora começou a produzir bonecas de pele preta ao notar que não havia fácil acesso a esse tipo de produto no mercado de Salvador.

Tudo começou em um projeto social do qual a designer Geo Nunes participava em Salvador (BA). Em uma das ações realizadas, a ideia era distribuir bonecas de pele preta para as crianças da cidade. Porém, logo surgiu um grande problema: onde comprar os brinquedos?

Após muita pesquisa, o resultado foi decepcionante: não havia onde comprar bonecas negras em Salvador, a capital mais negra do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Depois de muito pensar sobre o que fazer, Geo tomou uma decisão. Ela mesma faria as bonecas. Assim, colocou em prática seu talento no design e, com os custos pagos do próprio bolso, começou a produção. As primeiras peças agradaram a designer, mas uma preocupação não saía de sua cabeça: se ela perdesse o emprego, como poderia continuar produzindo as bonecas?

Mais uma vez, estava com um problema para resolver. Em busca da solução, tinha a certeza de que não poderia fazer tudo sozinha, precisava transformar a ideia em algo maior. De novo, pensou bastante até que uma ideia surgiu em sua mente. Uma forma de manter o projeto seria transformar a iniciativa em um negócio social. Dessa maneira, a produção poderia ser mantida pela venda de produtos infantis.

A ideia era boa, mas Geo não tinha experiência alguma com gestão de empresa, então como poderia tirar os planos do papel? Antes de tudo, ela precisava da ajuda até para saber como começar. Foi assim que decidiu procurar o Sebrae, pois sabia que lá teria o apoio de especialistas no assunto.

E foi isso mesmo que ela encontrou. No Sebrae, recebeu todo o apoio necessário para entender melhor o modelo de negócio que desejava implementar. Após um período de estudos, estruturação e realização dos trâmites burocráticos, pôde lançar finalmente, em 2016, a Amora Brinquedos Afirmativos.

O Sebrae foi muito importante nesse momento de formalização. Também fiz os cursos de precificação para não ter prejuízo. Até hoje uso essas planilhas para fazer precificação. Participo também das feiras que o Sebrae promove para os microempreendedores individuais [MEI].

Com o empreendimento formalizado, a produção inicialmente era realizada toda por Geo. Mas o negócio foi crescendo, e ela passou a contar com duas colaboradoras costureiras. O projeto não é apenas uma fábrica de brinquedos, promovendo também ações afirmativas em escolas. Nesses casos, a equipe é ainda maior e conta com fotógrafa, designer, jornalista e uma arte-educadora, que faz contação de histórias. 

“Quando surgiu era só uma boneca, e hoje, além de ter essa diversidade das bonecas, tem diversidade também nos brinquedos afirmativos, como os quebra-cabeças, tem os lápis e giz, tem as canecas. Temos uma loja em São Paulo também. Então a ideia é expandir, mas já cresceu bastante do início até hoje.”

Os produtos ganharam uma variedade ainda maior com a chegada da pandemia, quando a designer começou a criar produtos para as crianças que estavam em casa. “Foram as estratégias que criei tanto para as crianças em casa quanto para os adultos que quiserem ter um produto com representatividade negra.”

Esse é um dos motivos que a empreendedora tem para afirmar, com toda a certeza, que a Amora brinquedos afirmativos é muito mais do que uma empresa, é uma iniciativa que faz a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente crianças negras que não se identificam com a maioria dos brinquedos disponíveis no mercado. Além de afirmar essa identidade, ajuda a fortalecer a autoestima desses jovens.
Por isso, a empresária pretende criar ainda mais produtos e estabelecer o negócio como uma loja que vende brinquedos afirmativos em geral. A meta também é expandir a venda para outros estados e, como a marca só existe para causar impacto social, outro objetivo de Geo é aumentar o número de ações afirmativas realizadas em Salvador e levar as iniciativas para outras cidades.

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.amorabonecas.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO