Adapta Group
Cultura Empreendedora Rio de Janeiro / RJDaniele desenvolveu técnicas ecológicas para pequenos agricultores aumentarem a produtividade, serem mais sustentáveis e ficarem menos vulneráveis às mudanças climáticas. O serviço virou um negócio que ajuda cooperativas e empresas em busca de sustentabilidade.
Empreendedorismo e meio ambienteO Sebrae pode ajudar muito quem está disposto a aprender mais. É muito importante na estruturação do negócio.
Para auxiliar os agricultores familiares que vivem e produzem na Caatinga, um dos biomas mais fragilizados do Brasil, o engenheiro italiano Daniele Cesano participou da criação da Adapta Sertão, uma coalizão de entidades que se juntaram para traçar estratégias de adaptação das técnicas de plantio no Nordeste às mudanças climáticas do planeta.
A partir de 2006, a organização passou a contar com o financiamento de instituições parceiras para desenvolver e implementar, junto aos pequenos produtores, projetos agrícolas resilientes às mudanças do clima para a produção de cacau, café e açaí, entre outros alimentos, de forma sustentável.
Entre 2014 e 2018, a Adapta Sertão recebeu financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, possibilitando o aprimoramento da metodologia e das práticas experimentadas junto aos pequenos agricultores, o que resultou no programa Módulo Agroclimático Inteligente e Sustentável (MAIS). Com o fim do financiamento, Daniele decidiu transformar o MAIS em uma empresa, para que o serviço pudesse ser mantido e ampliado.
Assim nasceu a Adapta Group, que contou com apoio do Sebrae nessa fase de transição. Daniele conta que as consultoria, os cursos, o apoio na elaboração do plano de negócios e as orientações sobre gestão foram muito importantes para o início da empresa.
Com a mudança, além das cooperativas de produtores rurais, a Adapta Group passou a atender também outras empresas, qualificando suas cadeias de produção.
Vendemos um serviço para outras empresas se tornarem sustentáveis. Nós as ajudamos a produzir menos carbono e aumentar a produtividade. Transformamos cadeias produtivas em cadeias regenerativas, sustentáveis e resilientes ao clima.
Atualmente com 14 funcionários, a empresa de pequeno porte trabalha agora para desenvolver mais projetos de grande porte. O objetivo é incluir cada vez mais os agricultores, aliando sustentabilidade e viabilidade econômica.