Itatex
Cultura Empreendedora Itaporanga / PBAo assumir a pequena indústria da família, Danielle contou com o apoio do Sebrae para melhorar a gestão e ampliar o negócio. Hoje, a fábrica é uma das maiores do segmento, com produção mensal de cerca de um milhão de peças vendidas em quase todos os estados do Brasil.
Ampliou fábrica de pano de chãoO Sebrae é muito importante para capacitar o empreendedor com conhecimentos específicos que ele precisa, pois a formação acadêmica é muito generalista.
Desde a juventude, Danielle Fernandes começou a se preparar para assumir a direção da empresa da família, fundada em Itaporanga (PB) por seu pai, um empreendedor nato que já havia tido diversos negócios. Ela estudou administração de empresas e, aos 23 anos, tomou a frente da Itatex, uma pequena fábrica de pano de chão, que começou a funcionar com dez funcionários em uma área de 250 m2.
Diante do enorme desafio, a empresária buscou no Sebrae o apoio de que precisava para melhorar a gestão, os processos administrativos e produtivos, promovendo, então, o crescimento do negócio. Ela recorda que a parceria a ajudou bastante a sistematizar informações e estimulou o comportamento empreendedor.
Foram diversos cursos, oficinas e programas com os quais aprimorou seus conhecimentos. Entre eles, a empresária destaca o Empretec e o Sebraetec, ao qual diz ter recorrido diversas vezes.
“Com o Sebrae, a gente conseguiu fazer várias melhorias na empresa, tanto por meio de consultorias quanto por meio de capacitações. O negócio se profissionalizou e cresceu.”
Danielle lembra ainda que a parceria com o Sebrae foi importante para a redução dos custos da fábrica, principalmente após as consultorias de melhoria do processo produtivo
Também melhoramos no quesito responsabilidade ambiental, com a redução do consumo de água, que ampliou a relevância da empresa no mercado.
Hoje, a Itatex é uma das maiores indústrias de panos de chão e panos de prato no Brasil. A produção chega a um milhão de peças por mês.
Os produtos da fábrica são vendidos em quase todos os estados, estando presentes nas cinco regiões do Brasil. O foco agora é aprimorar os controles de produção, ampliar os canais de vendas e se preparar para entrar no mercado externo.