Dialeto
Cultura Empreendedora Goiânia / GOCom mais de 2 mil projetos de branding entregues, Christian Kawaminami ultrapassou as fronteiras do Brasil e hoje atende clientes de países como Alemanha e Estados Unidos.
O Sebrae ajudou o negócio com consultorias e cursos de empreendedorismo na área de marketing e marca.
Empresário, consultor e palestrante, Christian Schindler Kawaminami abriu a Dialeto para atender a crescente demanda por serviços de comunicação. Antes atuando como autônomo, o profissional precisou se adaptar para aproveitar as oportunidades na área e abriu seu próprio negócio, que hoje já tem mais de 2 mil projetos de branding entregues – e planos para mais.
Formado em Design de Comunicação pela universidade PUC Goiás, Christian começou atendendo pequenas empresas que desejavam criar ou reformular sua comunicação visual. Os projetos eram feitos de forma autônoma, condição que não durou muito. Com a alta procura, ele decidiu que era hora de se formalizar.
Diante disso, a Dialeto Design nasceu em setembro de 2008. “Para atender empresas de maior porte, resolvi abrir um CNPJ. A partir de então, a empresa só cresceu, com demandas de clientes de todo o Brasil, inclusive para mercado externo, como Alemanha e Estados Unidos”, contou.
Já com muita experiência, o especialista em gestão, construção de diferenciais competitivos e estratégias de posicionamento de marca não teve problemas em atender projetos cada vez maiores. Porém, faltava algo que nem a faculdade nem a experiência podiam suprir: conhecimento em gestão.
Para resolver esse problema, Christian decidiu procurar o Sebrae após receber indicações de pessoas próximas. “Quando a gente se forma, muitas vezes entra no mercado somente com o conhecimento técnico, que é muito pequeno para se ter um negócio. O Sebrae deu o suporte e contribuiu com cursos de capacitação, consultorias na parte de gestão, finanças, planejamento, marketing e estratégias”, pontuou.
Após participar de programas como o Empretec – capacitação que ajuda os participantes a descobrir seu perfil empreendedor e desenvolver suas habilidades – sentiu-se mais preparado para encarar novos desafios.
A antes Dialeto Design ampliou o leque de serviços oferecidos, especializou-se na modalidade de branding, tornou-se Dialeto Branding e passou a oferecer estratégias de posicionamento de mercado baseadas em estudos de potencial público-alvo, cultura empresarial e DNA.
Atualmente, os serviços da empresa são disponibilizados por meio de visitas, palestras, eventos e parcerias. No seu portfólio, Christian conta com clientes de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo países como Japão, Estados Unidos, México e Colômbia. Para promover o crescimento do negócio, ele utiliza ferramentas digitais.
O digital é fundamental para o mercado, pois permite testar, validar, escalar, metrificar, além de o alcance ser maior, mais rápido e mais eficiente.
Após mais de dez anos no mercado, o empreendimento já atendeu mais de mil empresas nas áreas de projetos de comunicação. “A gente atua hoje em três áreas: branding, design thinking e marketing digital. E, com a união dessas três áreas, conseguimos modelar um negócio e criar um posicionamento de marca”, explicou Christian.
Christian hoje leciona para empresas de todo o Brasil, como Grupo Imperial, Fujioka, Ótica Diniz, Sebrae, entre outras. Quando questionado sobre planos para o futuro, o empreendedor foi enfático: escalabilidade. A ideia é continuar impactando positivamente o ecossistema empreendedor: “Todos os nossos serviços visam à criação de projetos funcionais para os clientes, sendo orientados para resultados e melhorias”, finalizou.