Malembe
Cultura Empreendedora Salvador / BAA psicopedagoga e estudante de nutrição vegana uniu suas raízes ancestrais à vontade de empreender e abriu um bar e restaurante com temática africana que faz sucesso em Salvador. Em três meses, elas e suas sócias já haviam recuperado o valor que investiram no negócio.
Empreendedorismo negroO Sebrae é fundamental para qualquer empreendedor aprender a administrar melhor o seu negócio.
Filha de mãe angolana e pai cabo-verdiano, a psicopedagoga Diana Carvalho buscou inspiração na sua ancestralidade na hora de formatar o conceito do seu empreendimento em Salvador. Conversando sobre ideias de negócio com outras três empreendedoras negras, também bastante conectadas às suas raízes africanas, elas decidiram que iriam abrir um bar.
Após diversas reuniões de planejamento e discussões, chegaram a um nome: Malembe, um bar e restaurante com decoração, música, pratos e drinques africanos. A inauguração aconteceu em junho de 2019. “Pensamos que poderíamos trazer um pouco mais dessa herança que nós quatro temos da nossa mãe África.”
Como uma das sócias já conhecia o Portal Sebrae, elas buscaram na biblioteca virtual conteúdos sobre o segmento de alimentação, bebidas e gastronomia. Lá, encontraram e fizeram o curso online “Como montar um restaurante”.
“Aprendi demais com esse e outros conteúdos do Sebrae, principalmente sobre a importância da organização para uma boa gestão. Como é importante saber controlar o caixa, o estoque, estar presente no estabelecimento.”
Por isso, Diana acredita que o Sebrae foi fundamental para o sucesso do negócio. Em nove meses, ela estima que o crescimento foi de 200%. Em três meses,o investimento inicial de R$ 70 mil foi recuperado com o faturamento do bar.
A empresária diz que a meta agora é consolidar e ampliar a clientela, investir ainda mais na programação cultural e reforçar o cardápio com novos drinques e novos pratos. O objetivo é continuar crescendo e se tornar um ponto tradicional de Salvador.