SEBRAE

Dona Zuca

Inovação & Tecnologia Brasília / DF
Doceria aposta no digital, com tom acolhedor, e cresce no mercado de Brasília

Casal de sócios abre mão da estabilidade do serviço público para realizar o sonho de empreender e encanta clientes com doceria no estilo casa de vó.

Após o apoio do Sebrae, nos tornamos mais fortes e reconhecidos no mercado.

A história da Dona Zuca se confunde com a história dos sócios – e casal – Lucas e Ludmilla. O responsável pelo pontapé inicial da parceria? Um jantar, logo no início do namoro, em 2016. Com formação em Gastronomia, Ludmilla colocou o conhecimento em prática e preparou uma pasta com camarão ao molho pesto para Lucas. Porém, não foi esse prato que chamou a atenção. O que brilhou mesmo foi a sobremesa: um bolo de churros.

Na época, ambos eram funcionários públicos. Para Ludmilla, essa escolha se deu por não ter seu trabalho valorizado – só era reconhecido pela sua mãe e pela sua avó e maior inspiração na cozinha e na vida, Dona Zuca. Lucas, por sua vez, formado em Administração de Empresas, decidiu trilhar o caminho do funcionalismo público por influência da família. 

A insatisfação profissional de ambos foi uma grande motivadora para que o sonho, já adormecido, de empreender pudesse, finalmente, se tornar realidade. Sem perder tempo, em novembro do mesmo ano, o casal deu o primeiro passo e abriram a Dona Zuca. “Começamos a participar de feiras, realizamos encomendas de bolos e doces para aniversários e divulgamos a empresa no Instagram”, conta Lucas.

Em 2017, com o aumento das demandas, improvisaram um quarto da casa dos pais de Lucas para ser a sede da empresa e se cadastraram em aplicativos de delivery para divulgar o nome do negócio e gerar reconhecimento da marca.

Com o passar do tempo – e o crescente sucesso -, o quarto ficou pequeno, assim, decidiram se mudar para uma quitinete na cidade, um lugar provisório, que se transformou em uma cozinha industrial.

No ano seguinte, o casal decidiu se dedicar completamente à Dona Zuca, o que significava abrir mão do emprego no serviço público. O sacrifício, porém, não foi em vão. Em setembro de 2019, ficaram mais perto de realizar outro sonho: o de criar uma experiência mais acolhedora e intimista aos clientes. Para isso, compraram um espaço no centro de Brasília e iniciaram as reformas, tudo para deixar o ambiente com a cara do negócio.

O que não esperavam era que, assim que abrissem a loja, a pandemia teria início. Com todo o dinheiro investido na reforma, o casal encontrou-se sem reserva financeira. A solução? Inovar. “Com a chegada da pandemia, tivemos que desacelerar para crescer de forma sustentável e foi aí que o Sebrae veio e nos ajudou a reorganizar todos os nossos processos internos”, explicou Lucas.

Ele ainda lembra que, ao procurar a ajuda do Sebrae, a maior necessidade da empresa era aumentar o faturamento, porém, com o apoio de um consultor, conquistaram muito mais.

O principal objetivo que tínhamos quando procuramos o Sebrae era o de aumentar o nosso faturamento, e não só conseguimos isso, como também reduzimos nossos custos através da melhoria dos processos internos.

Um dos diferenciais que o empreendedor destaca como responsável pelo sucesso é o investimento no digital, tanto em anúncios nas redes sociais, como na criação do site próprio. “Durante o isolamento social causado pela pandemia, funcionamos somente no delivery e take out, tentamos passar o máximo de proximidade possível, com atendimento acolhedor, estilo casa de vó. Para que essa sensação de afeto chegasse na casa dos clientes, todas as entregas tinham bilhetinhos escritos à mão, com mensagens de conforto e apoio.”

Outra iniciativa de sucesso foi a interação promovida no perfil do Instagram. Além de divulgar os produtos de forma atrativa, para despertar o desejo, as postagens também destacam os bastidores da doceria, apresentando o dia-a dia do negócio, os funcionários e criando uma conexão com os seguidores.

Para o futuro, Lucas pensa em abrir novas lojas e pontos de distribuição. Os planos para isso, no entanto, serão colocados em prática somente depois de conseguirem aumentar a capacidade de produção, com a aquisição de uma fábrica própria.

Essa história continua. Siga nas redes:

https://donazuca.com/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

QualiMedi Saúde

Inovação & Tecnologia

Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava abriram clínica com atendimento de nível particular com preço acessível

 Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava

Londrina / PR

Miragem Moda Íntima

Inovação & Tecnologia

Com o apoio do Sebrae, a empresa cresceu e atualmente conta com quatro lojas

 Eloisa Wendt

Pérola / PR

Bipp Tecnologia

Inovação & Tecnologia

Marcus Linhares transformou a tese do doutorado em negócio

 Marcus Linhares

Picos / PI

Criatório Neves

Inovação & Tecnologia

 Rodrigo da Silveira Alves Neves

Sobrália / MG

Tapeçauto Tapeçaria Automotiva

Inovação & Tecnologia

Orimarço e Angela inovam empresa familiar com ampla variedade de serviços para automóveis, lanchas e barcos.

 Angela Aparecida e Orimarço Nazaré

Cuiabá / MT

Lugar de Encontro

Inovação & Tecnologia

Camila, Ingrid, Milla e Sara abriram empresa de acompanhamentos terapêuticos que oferece atendimento profissional fora de clínicas e consultórios

 Camila, Ingrid, Milla e Sara

Brasília / DF

Grigliata Casa de Carnes e Hortifruti

Inovação & Tecnologia

Atento às mudanças da economia e transformações dos hábitos de consumo, empreendedor abriu um mercado para público de nicho

 Mateus Zanolla

Curitiba / PR

Papelaria Universitária

Inovação & Tecnologia

Além de oferecer um atendimento sob medida, a Papelaria Universitária inova ao oferecer produtos e serviços exigidos pelos hábitos pós-pandemia

 Marcelo Dorileo

Cuiabá / MT

Kaffe Torrefação e Treinamento

Inovação & Tecnologia

Empreendedora conta como, ao lado de seu sócio e esposo, Eudes Santos, criou o Kaffe e inovou o mercado cafeicultor

 Lidiane Santos

Recife / PE