Orgânicos do Quintal
Inovação & Tecnologia Barro Alto / BAA agricultora agroecológica investe em técnicas sustentáveis e beneficia mais de 200 famílias com processamento de produtos orgânicos.
As consultorias do Sebrae nos ajudaram a acessar o mercado e apresentar os nossos produtos para novos clientes.
Com formação em Pedagogia, Paula Fernandes encontrou na agroindústria a sua paixão. Agricultora agroecológica há anos e presidente da Associação Raízes do Sertão, ela hoje tem seu próprio negócio, a Orgânicos do Quintal, focado na fabricação de produtos orgânicos.
Antenada nas tendências e acompanhando as novas demandas dos consumidores por produtos cada vez mais naturais, Paula percebeu uma oportunidade, decidiu dar um passo além e investiu no processamento dos produtos orgânicos que já produzia.
Em 2019, em posse das técnicas produtivas necessárias e da certificação obrigatória, Paula deu início à sua agroindústria. Hoje ela já conta com diversas opções comercializadas, que vão desde geleias e doces até extrato de tomate e temperos.
Apesar de já conhecer bem o agronegócio, a empresária encontrou dificuldades para se estabilizar no mercado formal. “O diretor do Sebrae de Salvador visitou minha agroindústria e percebeu que eu estava com dificuldades de acesso ao mercado. E essa foi a primeira vez que meu empreendimento teve uma consultoria do Sebrae”, contou.
Depois do primeiro contato com o Sebrae, Paula destaca que puderam ampliar o networking e conheceram 50 possíveis clientes. Além disso, também iniciaram a modernização do negócio, criando novas embalagens e preparando um catálogo para divulgar os produtos.
Hoje, nossa agroindústria contribui diretamente com a geração de emprego na região. São 8 pessoas que trabalham diretamente conosco e, indiretamente, são beneficiadas mais de 200 famílias, que fazem o repasse do excedente dos produtos orgânicos para a nossa agroindústria processar.
As vendas atualmente são feitas por meio das redes sociais e em feiras de produtos orgânicos. Para o futuro, Paula deseja fechar contratos com clientes regulares para poder garantir a estabilidade financeira do negócio.