Limp Quality
Economia & Política São Paulo / SPDurante a pandemia, o empresário contou com o Sebrae para ter acesso a crédito e conseguir enfrentar a crise sem precisar demitir funcionários.
O Sebrae é fundamental. Ensina a gente a lidar bem com as finanças e administrar melhor o negócio.
Edimar Teles estava dando uma de suas aulas de patins em um shopping de São Paulo em 1997 quando viu um rapaz limpando o vidro de uma loja. Ele achou interessantes o método e os materiais e, por isso, resolveu abordá-lo e perguntar onde poderia conseguir comprar o rodinho e a luva que ele estava usando. Após 30 dias, o rapaz voltou com o material, que era importado, e vendeu ao Edimar.
“Assim eu comecei, na raça, a aprender a limpar vidros. Depois do expediente eu treinava todos os dias, limpando os vidros da pista de patins. Um dia, uma cliente viu, gostou e pediu pra eu limpar os vidros da loja dela lá no shopping mesmo. Aceitei, limpei, e ela gostou muito.”
O segundo cliente foi o dono de uma importante marca de roupas. Ele viu Edimar fazendo o serviço, abordou-o e pediu para fazer a letra S na vitrine dele. Trabalho realizado e negócio fechado: um mês de serviço contratado.
Aí decidi montar uma empresa de limpeza de vidro. Minha família não gostou muito, porque eu ganhava muito bem com a patinação. Os amigos também criticaram, dizendo: vai deixar a patinação para limpar vidro? Mas apostei, sabia que mais para frente eu teria muitos clientes. Aí abri, com um sócio, a Limp Quality. Hoje eu tenho mais de 900 clientes.
O atual número de clientes mostra o quanto Edimar estava certo em apostar no ramo, oferecendo um serviço inovador e diferenciado pela qualidade. A empresa foi crescendo de forma orgânica e tudo ia bem até a chegada da pandemia, quando o empreendedor teve de fechar as portas e pausar a operação. Para manter o negócio sem precisar demitir funcionários, a solução encontrada foi solicitar crédito. Nesse momento, ele e o sócio também encontraram um parceiro que foi fundamental para enfrentar esse momento difícil: o Sebrae.
“Aí do nada apareceu o Sebrae. Meu sócio decidiu fazer um curso e, depois de pesquisar, foi ao Sebrae fazer uma visita. O Sebrae achou interessante a gente estar com as contas em dia e há tanto tempo no mercado sem nunca ter feito fluxo de caixa. Aí a gente aprendeu a importância de um fundo de caixa e, por meio do Sebrae, conseguimos crédito pelo Pronamp (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).”
O empresário explica que usou parte do dinheiro para garantir um fluxo de caixa e poder manter a equipe sem demitir, pensando que, quando retomassem o serviço, precisariam de uma equipe já treinada.
“Agora já voltamos 100% e estamos conseguindo pagar as parcelas do crédito. Conseguimos reajustar o valor de alguns serviços, pois estávamos há muito tempo sem aumentar o preço. Então até o final do ano que vem vamos deslanchar de novo.”
Depois do Sebrae, mudamos nossa forma de pensar, organizamos as finanças e a gestão como um todo. Edimar afirma que ele e o sócio também passaram a investir em marketing digital e a posicionar melhor a empresa no ambiente online.
“O Sebrae foi fundamental para a empresa estar viva até hoje. A gente montou um grupo de empreendedores, de concorrentes, para ter união em vez de um puxar o tapete de outro. Lá, nós trocamos ideias e experiências. Apesar de todas as dificuldades da pandemia, a empresa cresceu cerca de 40%.”
Agora a meta, segundo o empresário, é expandir o negócio para outras cidades, abrir filiais e gerar mais empregos. “Temos potencial de mercado para ampliar o nosso negócio. Queremos gerar renda e postos de trabalho para mais gente.”