SEBRAE

SP Leste Administradora de Condomínios

Inovação & Tecnologia São Paulo / SP
Eduardo dobrou o número de condomínios administrados por sua empresa

Após um período de estagnação, o empresário procurou o Sebrae e conseguiu iniciar um ciclo de crescimento que foi o resultado de diversos cursos e parcerias

Muita coisa que você aprende no Sebrae não aprende na faculdade, que tem muita teoria. No Sebrae, você consegue colocar tudo em prática rápido. Vejo o Sebrae como um impulsionamento para os pequenos empresários.

Foram mais de oito anos trabalhando na área financeira de um plano de saúde em São Paulo (SP) até que um mau gestor fez com Eduardo Nascimento tomasse a decisão de pedir demissão e seguir novos caminhos. Com essa experiência, ele também passou a ter a certeza de que não queria mais trabalhar para ninguém, dali para frente ele mesmo seria seu próprio chefe.

Por isso, o empreendedorismo foi a primeira opção que veio à sua cabeça. “Comecei a pensar no que eu poderia empreender e fiz um curso de corretagem. Durante o curso, conheci o ramo de administração de condomínios, também no ramo imobiliário, e fiz cursos para aprender mais sobre essa área.”

Após a capacitação em 2012, ele estava pronto para abrir seu escritório, mas as coisas não estavam fáceis. Sem dinheiro por não estar mais trabalhando e sem experiência em empreender, a solução foi vender o carro para iniciar o negócio. Assim nasceu a SP Leste Administradora de Condomínios.

O começo foi aos trancos e barrancos, foram oito meses para fechar o primeiro cliente, um condomínio na cidade de Tiradentes (SP). Nesse período, não conseguíamos pagar nossos custos fixos, mas esse primeiro cliente já deu um ânimo pra gente, porque eu estava a ponto de desistir. Mas, nos meses seguintes, fomos fechando um cliente cada dois meses e foi assim durante todo ano de 2013.

Eduardo lembra que o crescimento manteve esse ritmo até chegar aos 21 clientes. A partir de então, houve uma estagnação que durou três anos, nos quais a empresa manteve o mesmo número de clientes. Foi então que ele percebeu que deveria tomar uma atitude diferente, já que sabia executar os serviços muito bem, mas precisava aprender mais sobre gestão.

“Aí procurei o Sebrae. Cheguei lá e comecei a fazer tudo que eles ofereciam gratuitamente, tanto online quanto presencial. Quando não tinha mais opções de graça, passei para os cursos e consultorias pagos também. O último que fiz, mais recentemente, foi o ALI (Agente Local de Inovação).”

Entre outros cursos que fez, Eduardo destaca o Empreendedorismo como opção de carreira, Planeja fácil, tendências setoriais, Na medida – Planejamento estratégico, Na medida – Gestão financeira, Na medida – Como criar um site de sucesso, Equipe motivada e Ganhe Mercado. A última experiência, com o ALI, foi em 2020, e ele considera o resultado bastante satisfatório.

“A gente desenvolveu um programa de ‘Indique e ganhe’, em que o cliente indica a empresa para outros clientes e, caso feche o contrato, ganha um bônus. Assim, ganhamos clientes e retorno financeiro. Foi sensacional.”

O empreendedor diz que desde que começou a ter o apoio do Sebrae nunca mais ficou acomodado e passou a buscar o aprimoramento de todas as áreas do negócio.

“Eu sempre procuro ver qual em que parte a empresa está mais defasada, seja na área comercial, gestão de pessoas etc. Sempre procurei cursos para sanar deficiências. Fiz cursos do Sebrae que o retorno veio mais rápido e outros que vieram com um pouco mais de tempo, mas todos foram positivos.”

Hoje, com os laços cada vez mais estreitos com o Sebrae, Eduardo comemora os bons resultados e fortalece ainda mais a parceria.

“Hoje estamos com 46 clientes. Quando procurei o Sebrae, eram 21, então mais que dobramos de tamanho com o apoio que recebemos.”

Para manter os bons resultados, o empresário não pretende ficar parado. Em breve, vai inaugurar uma nova unidade da empresa em Santo André (SP), que coincidirá com a comemoração de dez anos da SP Leste Administradora de Condomínios. “Queremos seguir no rumo que estamos trilhando, continuar crescendo e manter a qualidade do serviço, além da satisfação dos clientes.”

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