Folha Branca Empório Agro
Inovação & Tecnologia Juiz de Fora / MGDe olho no potencial de empresa do pai, ela decidiu investir na expansão do negócio e buscou o Sebrae para aprimorar habilidades administrativas.
Acreditamos muito no suporte técnico e administrativo do Sebrae. Nos ajudou e impulsionou a fazer a grande mudança no negócio da família.
A mineira Ana Aline Braz é formada em Administração e sempre atuou na área. Por nove anos, ela trabalhou em uma multinacional na área de operações, suprimentos e comercial (na L’oréal) e por mais dois anos em uma empresa concessionária ferroviária, dessa vez no setor de projetos (MRS Logística).
Com a pandemia de covid-19, iniciada em março de 2020, Ana Aline teve de sair da empresa na qual trabalhava, mas ficar parada não era uma opção. Ao lado do pai, pensou em fazer a expansão da empresa dele, aumentando o nicho de mercado e a amplitude do negócio.
A vontade era ter um negócio próprio e ajudar minha família com o desejo de ampliação do nosso negócio.
Por meio de pesquisas, ela e o pai identificaram demandas da região e encontraram um espaço maior e mais adequado para reinaugurar a Folha Branca Empório Agro — originalmente aberta em 2002 — em junho de 2021.
Para contornar os desafios de abertura, Ana e a família estudaram quais itens teriam demanda para manter a clientela, além de atrair um novo público consumidor. “Foram muitos produtos novos, com preços variados, margens diversas e muita concorrência”, revela Ana Aline.
A empresa opera como uma loja de suprimentos para vários setores. “Aqui temos o Du Curral (medicamentos e alimentação para animais de grande porte); Du Bichim (medicamentos, alimentação e acessórios para pets); e Du Jardim (itens para jardinagem)”, conta.
Outras demandas atendidas incluem Di Casa (utilidades e emergências domésticas); Da Roça (ferramentas para trabalho no campo); e o Di Cumê (iguarias gastronômicas da roça).
A variedade de produtos e o atendimento personalizado são, para Ana Aline, os fatores responsáveis pela inovação: “Somos e queremos ser muito atenciosos com todas as pessoas que entram aqui”, diz.
Até o momento, toda a operação está concentrada em uma loja física. “Mas já estamos trabalhando para melhorar nosso alcance digital”, revela. O próximo passo é lançar um site e investir em anúncios patrocinados nas redes sociais.
Olhando para trás, Ana Aline compartilha os resultados: “Tivemos um crescimento de 20% desde a mudança da loja”. Junto ao aumento do faturamento, os custos também subiram. “Por isso ainda não conseguimos sair do vermelho”, completa.
A empreendedora decidiu buscar o apoio do Sebrae porque já conhecia bem o suporte técnico e administrativo da entidade. Por isso, participou de dois ciclos do Programa ALI — Agentes Locais de Inovação.
“Nos ajudou e impulsionou a fazer a grande mudança do negócio da família e, é claro, nos deu um bom direcionamento administrativo.”
Para a empreendedora, a empresa está em um momento em que a necessidade de se atualizar nos meios digitais é clara. E ela já está tomando ações para acessar potenciais novos consumidores, ampliar a variedade de produtos e fidelizar a clientela.
Sobre 2022, Ana Aline tem a meta de fortalecer a empresa como marca e elevar o faturamento para tornar a Folha Branca autossustentável — e crescer sem esgotar os recursos para o futuro. “Minha ideia é também estarmos mais à frente do mercado em mix de produtos, inovação e atendimento”, finaliza.