Antonia Costa Hair Studio
Inovação & Tecnologia Teresina / PINegócio de Antonia Costa oferecia serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Pra expandir, a empresária renovou conhecimentos e oferece o que há de mais moderno em estética
Desde os 14 anos, Antonia Costa trabalhava como manicure pra ajudar sua mãe e garantir renda para a família.
Minha mãe era manicure e meu pai, barbeiro. Éramos seis irmãs: minha mãe capacitou quatro pro ofício de manicure. Quando vi que a casa estava cheia de manicures, me veio a ideia de fazer um curso de cabeleireiro.
A princípio, a ideia de Antonia era somente garantir um emprego pra ela e pras irmãs. Mas assim que fez o curso, decidiu abrir um salão de beleza e chegou a empregar suas quatro irmãs. Com o tempo, a família formou uma equipe com um salão completo.
Razões não faltavam para a empreendedora seguir na área, já que montar um salão era financeiramente viável, a família possuía uma clientela fiel por serem reconhecidas como as melhores manicures da região. “E eu me identificava com o segmento”, completa.
No mercado há 25 anos, o negócio hoje conhecido como Antonia Costa Hair Studio vai além dos serviços de manicure, pedicure e tratamentos capilares, já que também inclui química capital, depilação, tratamentos no couro cabeludo e maquiagem.
Com uma equipe formada por seis pessoas, a empresa é um caso de inovação. “Nosso diferencial está na qualidade e na consultoria que oferecemos pros nossos clientes. Fomos buscar mecanismos para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos”, conta.
Antonia relata que ela se capacitou em algumas das melhores escolas de cabeleireiro do mundo a fim de oferecer o que há de melhor e mais moderno e inovador no universo cosmético.
“Minha história com o Sebrae começou com a necessidade de gestão. Eu comecei a ter dificuldades para gerenciar: compras, vendas, pessoas e fluxo de caixa.”
Antonia começou a empreender cedo, prova é que abriu sua empresa aos 23 anos. Sem maturidade empresarial, a empreendedora tinha apenas a ideia de negócio em mente. “Eu não via a necessidade do mercado, via apenas a minha e da minha família”, completa.
No Sebrae de Teresina, ela participou de várias palestras, eventos e cursos, os quais recomenda: Saber Empreender, Gestão de Pessoas, Liderança e Atendimento ao Cliente.
Quando olha para trás, Antonia reflete sobre tudo que conquistou: “Nosso crescimento está dentro da perspectiva que esperávamos desse mercado. Meu objetivo era manter uma empresa pequena, porém com uma carteira de clientes ampla”.
Passado o período mais crítico da pandemia, o negócio está em fase de reorganização: “Foram mais de seis meses de atividades paralisadas”. De acordo com Antonia, a marca vem se adaptando às novidades e necessidades do novo mercado, como investimento em mídia nas redes sociais. Com isso, consegue fidelizar e expandir a clientela.
Para o futuro, a meta é conquistar um novo público através de um produto inédito: o treinamento para profissionais. “Vamos disponibilizar, para profissionais do nosso segmento, experiências de como chegamos até aqui”, relata. A ideia é aprimorar a qualidade técnica de quem atua na área.