Bellacatarina
Cultura Empreendedora Florianópolis / SCO arquiteto decidiu abrir sua própria empresa de móveis e decoração de interiores após atuar no segmento e perceber uma oportunidade dentro do mercado de luxo.
O Sebrae ajudou com um treinamento extremamente importante, pois eu tinha pouco conhecimento na área administrativa e empresarial.
Logo após se formar em Arquitetura, Milton Bordin foi chamado para trabalhar numa empresa de móveis planejados, onde ficou por 15 anos. A mudança veio quando percebeu que ganharia muito mais abrindo um negócio dentro do mercado de luxo. A aposta deu certo e, nos últimos dez anos, sua empresa já cresceu 8 vezes.
A jornada profissional de Milton teve início em 1986, quando foi procurado por uma empresa do ramo de móveis planejados para ser arquiteto especificador. Porém, não demorou muito para que ele fosse promovido. “Estavam num processo de abertura de franquias, fazendo algumas experiências no mercado nacional, e me convidaram para abrir uma loja”, explicou.
No início, ele precisou enfrentar alguns obstáculos, como falta de experiência e recursos, mas, com tempo e dedicação, o que era somente uma franquia se transformou em seis. Mas, para Milton, isso ainda não era suficiente.
“Como essa loja era especializada em planejados, como arquiteto senti uma necessidade de ter uma empresa especializada em produtos complementares, ou seja, móveis soltos, tapetes, cortinas”, destacou Milton.
E foi isso que ele fez. Em 2001, fundou a Bellacatarina, loja de móveis e decoração de interiores em Joinville, município de Santa Catarina. No começo, dividia seu tempo entre a nova empresa e as lojas franqueadas. Contudo, vendo que o negócio estava crescendo, tomando mais tempo e se tornando mais rentável, decidiu abrir mão da antiga ocupação para abraçar totalmente o novo desafio.
Apesar de já ter experiência no segmento, Milton precisou recorrer a um parceiro de longa data que já havia sido importante para o seu sucesso no mundo do empreendedorismo.
O Sebrae foi fundamental para dar esse fomento inicial e para eu conhecer o que era o Controle de Qualidade Total. Recebemos também consultorias e treinamentos com a equipe que tiveram resultados muito positivos.
Já em 2006, o arquiteto decidiu que era hora de ampliar as fronteiras e moveu o seu negócio para Florianópolis. Foi na pandemia, entretanto, que a empresa decolou: entre 2020 e 2022, o negócio cresceu 100%.
Atualmente, a marca é referência no setor e encontrou seu lugar no mercado de luxo. Para Milton, a empresa se destaca por selecionar seus fornecedores e oferecer produtos exclusivos aos seus clientes.
Focado em melhorar a experiência dos compradores, os planos do empreendedor envolvem a mudança de endereço, agora para o polo moveleiro da capital catarinense, que reúne as maiores marcas do mercado de móveis e decoração. “Mais para frente, vamos construir uma loja focada na experiência do cliente, mesclando, num mesmo espaço, móveis de decoração, um café excepcional e loja de vinhos”, finalizou.