SEBRAE

Bolsas F.A.G.

Economia & Política Olinda / PE
Fernanda lançou marca de bolsas e acessórios exclusivos que cresceu 100%

A partir de uma bolsa que ela pediu à mãe para copiar, surgiu uma ideia de negócio que, com o apoio do Sebrae, cresceu e conquistou clientes em diversos estados.

O Sebrae orienta pessoas que chegam sem rumo, para que elas tomem as decisões corretas em suas jornadas empreendedoras.

Natural de Salvador (BA), a turismóloga Fernanda Custódio mora em Pernambuco desde a juventude, quando se mudou para Recife com os pais. O avô paterno era um grande alfaiate, e sua mãe herdou o dom para a costura, que foi sua fonte de renda ao longo de toda a vida.

Foi na capital pernambucana, em 1989, que Fernanda viu uma bolsa na rua que a deixou encantada. Correu até sua mãe, Ana, e pediu que fizesse uma idêntica. Ali começaria uma parceria que anos depois se tornaria um negócio de sucesso.

Fernanda lembra que, nessa época, sua mãe aprendeu a pintar e lhe ensinou a habilidade. Por hobby, ela começou a pintar panos de prato. Logo teve a ideia de fazer bolsas pintadas. Sua mãe costurava, e ela pintava.

Tudo seguia bem até que um acontecimento inesperado deu um rumo novo a sua vida: foi demitida da empresa de aviação em que trabalhava e que estava falindo. A partir daí, reuniu a mãe e a irmã, Glaydes, e propôs uma sociedade para a produção e venda das bolsas. Elas toparam na hora.

Pouco tempo depois, as três lançavam oficialmente a própria marca de bolsas e acessórios: a FAG. A sigla, junção das iniciais das três sócias, não demoraria para ficar conhecida em Olinda (PE) e outras cidades do estado.

Com o lançamento da marca e o aumento das vendas, decidiram formalizar o negócio, registrar a marca, e procuraram o Sebrae para todo o apoio necessário. “A gente era muito nova na época, e precisava desse suporte para dar continuidade, para saber como fazer a gestão da empresa.”

Fernanda diz que a parceria abriu muitas portas. Ela participou de eventos em diversos estados, foi convidada a participar da Casa Cor, além de receber incentivo para ir a feiras.

“O Sebrae está sempre fortalecendo nós, que somos micro e pequenos. Isso deixou a gente mais segura de saber onde a gente queria chegar. Ensinou a sempre nos reinventar e a buscar coisas novas.”

Hoje, a FAG, que além das sócias tem três funcionárias, conta com uma uma loja pop-up, com Sebrae e CasaCor, em um shopping de Recife, e uma loja comemorativa. Fernanda estima que a parceria ajudou o negócio a crescer 100%.

Quando começou a pandemia de Covid-19, a primeira coisa que fez foi procurar o Sebrae e iniciar uma consultoria que continua até hoje. Uma das alternativas para manter o faturamento foi produzir máscaras. Ao todo, venderam mais de 5 mil unidades. Além disso, lançaram bolsas ecológicas que também fizeram sucesso.

A empreendedora continua estudando atentamente a situação da pandemia, monitorando as notícias sobre a possível segunda onda de contaminação, para planejar os próximos planos da empresa. Mas de uma coisa ela já está certa: vai continuar trabalhando para fortalecer as vendas pela internet e descarta voltar a investir em loja física.

Essa história continua. Siga nas redes:

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR