Fernanda Leite Gestão de Moda
Economia & Política São Paulo / SPNo Sebrae, ela encontrou conhecimento para ampliar o negócio e apoio para conseguir o crédito necessário para enfrentar a crise da pandemia.
O Sebrae te dá todas as ferramentas para fazer as coisas de forma profissional, desde serviços online a equipes de atendimento muito capacitadas e atenciosas para lidar com os empreendedores, independentemente da fase de maturidade em que eles se encontram.
Formada em Negócios da Moda, mestre em Comunicação e especialista em Gestão de Varejo, Fernanda Leite trabalhava como estilista e professora em São Paulo (SP) quando decidiu, em 2016, dar mais ênfase à sua carreira acadêmica. No entanto, nesse mesmo período, começou a receber demandas de pessoas que queriam lançar alguma marca no ramo da moda, o que a levou a ter uma ideia que mudaria sua trajetória dali pra frente..
“Eu nunca pensei em ter marca de moda, mas as pessoas me procuravam para isso. Aí enxerguei uma oportunidade de negócio, percebi que poderia ser uma empreendedora sem vender produto, mas vendendo serviço.”
Com isso em mente, tomou a decisão e abriu sua própria empresa, a Fernanda Leite Gestão de Moda. Ela lembra que, no início, dedicava-se mais a consultorias relacionadas a questões criativas, mas, com o tempo, o negócio foi se expandindo e se diversificando.
Fui aumentando o cardápio de serviços, desenvolvendo produtos, modelando. Vimos que podíamos oferecer mais. Aí, em 2018, eu passei a oferecer também a parte produtiva, fazendo gestão da produção de peças, serviço de busca de fornecedores, entre outros relacionados à produção. Hoje, oferecemos desde a pesquisa de tendência até a entrega do produto pronto para ser vendido.
Fernanda destaca que desde o início de sua empresa ela já conhecia os serviços do Sebrae por ser professora no Senac, um parceiro que a levou, inclusive, a ter alunos que eram clientes do Sebrae, ou seja, pequenos empreendedores. De professora, ela passou a ser também uma cliente Sebrae, contando com o apoio da instituição para o seu próprio negócio.
“Também fiz alguns cursos e aconselhamentos com o Sebrae, nas áreas de marketing digital e gestão de fluxo de caixa. O Sebrae me ajudou muito nessa questão administrativa, usei bastante uma cartilha que ensinava a fazer um plano de negócio. Em 2020, logo no início da pandemia, minha empresa sofreu bastante, mas eu consegui um crédito através do Sebrae. Ajudou muito naquele período em que a gente parou de trabalhar, serviu para pagar funcionários.”
A empreendedora acredita que o crédito, além de ajudar a passar pelo momento difícil da pandemia, ajudou a empresa a estar preparada para retomar o crescimento, com a chegada de novos clientes também durante a pandemia, já que muitas pessoas decidiram começar a empreender naquele momento.
Nossa empresa foi criada para atender pequenos negócios, mas esses negócios cresceram, e nós também passamos a ter visibilidade no mercado e, assim, grandes empresas passaram a buscar nossos serviços, principalmente depois da pandemia.
Hoje, a empresa, que começou como MEI (Microempreendedor Individual), é uma ME (Microempresa). No início, não tinha sede, mas atualmente conta com um escritório de 150 m² onde trabalham seis funcionários.
“De 2020 para cá, aumentamos o faturamento em cinco vezes. Agora estamos em uma boa fase, dobramos a equipe de funcionários e estamos atendendo empresas mais consolidadas no mercado.”
Mas, apesar dos bons números, Fernanda quer crescer ainda mais. Por isso, a meta atual é começar a atender clientes de fora do Brasil. “Acredito que ainda neste ano conseguiremos fechar os primeiros clientes internacionais, já temos prospecções em andamento.”