Projjeta Design
Economia & Política Janaúba / MGDesde muito jovem, a empresária trabalha no ramo de móveis. Após um curso de design, encontrou o nicho certo para sua loja e, com a ajuda do Sebrae, soube administrar a expansão da empresa, que não deixou de crescer nem durante o período mais crítico da pandemia.
Boom de crescimento após o EmpretecO Sebrae consegue orientar, esclarecer, treinar, direcionar o empreendedor de uma maneira acessível, com linguagem fácil.
Apaixonada por móveis, Flavia Rodrigues atua no ramo desde os 14 anos de idade. Em Janaúba (MG), como resultado de seu trabalho e esforço pessoal, abriu uma loja multimarca que, além de móveis, vendia também eletrodomésticos.
A experiência na área a fez conhecer bastante as preferências e exigências dos clientes, além das mudanças do mercado, que acompanhavam o crescimento do município. Quando concluiu o curso de design de interiores, percebeu que havia na cidade demanda por uma loja especializada em móveis de design que pudesse atender um público diferenciado.
“Na cidade não tinha ninguém que vendesse papel de parede, nem móvel de primeira linha. Nessa época eu também tinha uma marcenaria e logo migrei para móveis planejados também.”
A partir dessa guinada no negócio, ela lançou, em 2000, a Projjeta Design, especializada em móveis planejados, móveis prontos diferenciados e decoração.
Para se adaptar à nova realidade do negócio, Flávia decidiu procurar o Sebrae. A parceria começou com o curso Contabilidade para Não Contadores. “Essa capacitação me ajudou muito, porque às vezes a gente contrata um contador, mas, se você não souber orientar qual é a linha que você quer seguir, a gente se embanana no caminho.”
A empresária diz que o Sebrae também a ajudou a entender sobre precificação e lançamento de notas fiscais. O site da empresa também foi desenvolvido junto com consultoria do Sebrae. Ela destaca ainda o curso Varejo Forte, que “também foi muito importante, porque trabalhava as áreas da empresa”.
Mas, segundo Flávia, foi após ter feito o Empretec que houve um boom de crescimento na empresa.
“Participei da primeira turma de Janaúba. Consegui enxergar meus pontos fortes e fracos, as áreas que eu precisava melhorar.”
A partir dos bons resultados, em 2014 a empresária abriu uma filial na cidade e recentemente comprou uma loja em Montes de Claros (MG), com inauguração prevista para novembro de 2020.
Flávia diz que nem a pandemia de Covid-19 interrompeu o processo de crescimento da empresa. Isso porque ela adotou rapidamente estratégias de comunicação direta com os clientes e garantiu as entregas programadas.
O próximo passo para continuar crescendo é abrir uma loja online, em plataforma adequada para disponibilizar os produtos. “Por enquanto o atendimento é muito personalizado, então conseguimos atender bem pelo WhatsApp e pelo Instagram, mas nós queremos ampliar esse atendimento, por meio de e-commerce.”