Água Cinza
Economia & Política Brasília / DF
Para facilitar o reaproveitamento doméstico da água usada em lavadoras de roupa, Francisco desenvolveu um sistema eletrônico e criou sua empresa para comercializá-lo. Hoje o produto já está presente em mais de 1,5 mil residências e condomínios do Brasil.
Empresa promove a sustentabilidade
Todas as pequenas empresas deveriam buscar o Sebrae para crescer e melhorar o rendimento, a produtividade. O que eu aprendi lá me ajudou bastante.
No dia a dia de sua loja de eletrônicos em Brasília-DF, o engenheiro Francisco Vadívio percebia a dificuldade de seus clientes para reaproveitar a água usada pela máquina de lavar roupa. Os métodos disponíveis eram difíceis, como retirar a mangueira da parede e colocar em um balde.
Buscando uma solução para facilitar o reuso da água nas residências, decidiu, em 2012, desenvolver um sensor eletrônico que pudesse desprezar a primeira água utilizada pela máquina, que sai muito suja, e coletar a dos enxagues, que pode ser utilizada para regar plantas e lavar pisos, entre outros serviços domésticos. Para tirar a ideia do papel, investiu R$ 5 mil e abriu a empresa Água Cinza.

Desenvolvi um sensor que identifica essa água boa e lê o PH dela. Então patenteei e comecei a vender para pessoas usarem em casa.
O passo seguinte foi ampliar e adequar o sistema para que fosse usado também por condomínios. Logo o equipamento já estava disponível para venda, gerando economia significativa, principalmente para os edifícios maiores.
Por ser um produto que promove a sustentabilidade, Francisco foi convidado pelo Sebrae para participar do Fórum Mundial da Água que ocorreu em Brasília em 2018. Sua invenção também saiu na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Além da visibilidade que ganhou, o empresário destaca que o Sebrae o ajudou na gestão do seu negócio por meio de cursos. Ele aprendeu a lidar melhor com as vendas e com o controle de caixa, entre outras questões administrativas. Segundo o empresário, o apoio foi importante para o crescimento de 40% que a empresa teve desde que foi formalizada.
Ao todo, a Água Cinza já comercializou mais de 1,5 mil equipamentos para todo o Brasil. O desafio agora é industrializar os processos para a produção em série de modo que o produto também seja vendido em lojas de maquinário e de material de construção.
