Café Moto Racing
Inovação & Tecnologia Muriaé / MGPara trabalhar com o que realmente gosta, o empresário decidiu abrir mão da carreira de piloto de avião.
Em novembro, recebemos a notícia de estar entre as 30 melhores empresas inovadoras de 2021 pelo Sebrae.
A carreira de piloto de avião desperta o imaginário de muita gente. Destinos paradisíacos, céu azul e uma eterna sensação de férias. Apesar dos bônus, Franco Lopes passou a enxergar os ônus da profissão depois de 16 anos na aviação executiva. “Você não tem Natal, não tem Ano Novo, não tem feriado. Eu já estava pensando em parar e trabalhar com o que gosto.”
Fascinado pelo universo das motos de alta potência, em 2014 Franco sofreu um acidente em Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo. Recuperado, decidiu entrar de vez na motovelocidade e procurou cursos de pilotagem, onde conheceu vários bons pilotos.
Entre 2016 e 2017, participou de expedições pela América do Sul e também conquistou os títulos de Vice-Campeão Brasileiro e Bicampeão Paulista na Categoria 600cc (SSPMaster).
Ao retornar, Franco colocou na cabeça a ideia de montar um projeto que abrangesse uma variedade de produtos e serviços para motos de alta cilindrada e motociclistas. Foi a partir daí que surgiu o Café Moto Racing, conhecido como o maior complexo motociclístico de Minas Gerais.
Inaugurado em 2020, ano marcado pelo início da pandemia de covid-19, o projeto foi lançado quando grande parte dos setores estavam fechados e o interesse das pessoas em viajar havia diminuído drasticamente. Ainda assim, o fator inovação falou mais alto, e o empreendimento deslanchou.
Situado no município de Muriaé, às margens da BR 116 — que corta o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais —, o ambiente oferece os serviços mais buscados pelos pilotos de motos, como borracharia, lavador e duas oficinas, além de conter uma boutique, agência de turismo, seguros, consórcio, financiamento, área de eventos e uma escola de pilotagem — a única homologada no estado.
O Café Moto Racing inova por ser o único nesse estilo no Brasil. Conseguimos colocar todos esses serviços num ambiente só, dividido em seções com metas e caixas diferentes. Eu nunca vi esse formato de empresa no Brasil.
A título de curiosidade, a companhia recebeu esse título não por causa da tradicional bebida, mas devido a um modelo de moto chamado Cafe Racer. Ainda assim, o local dispõe de um belo café com uma paisagem de tirar o fôlego.
Franco reforça que o diferencial do Café Moto Racing é o atendimento exclusivo para motos de alta cilindrada, com profissionais capacitados para efetuar manutenções em marcas de renome, como Harley-Davidson.
O proprietário da organização também destaca o serviço de resgate, em que uma van fechada busca a moto, faz a manutenção necessária e devolve no local indicado pelo consumidor.
Em comparação com outras oficinas, somos totalmente diferenciados. Primamos pela qualidade e inovação dos serviços e também do atendimento. E o controle de qualidade é altamente rigoroso, declara.
Antes de gerir o empreendimento, o empresário adquiriu experiência em gestão de negócios ao conduzir, ao lado de uma ex-companheira, duas lojas de cosméticos. Enquanto estiveram juntos, a marca expandiu para quatro unidades, e Franco envolveu-se cada vez mais com o universo do empreendedorismo.
Quando considerou abrir o local, um de seus patrocinadores recomendou que ele buscasse orientação no Sebrae para aprimorar os conhecimentos. “Entrei no Programa ALI, que foi muito bom. Depois, entrei em outros, como o Sebraetec e Infotec”, diz.
Com os aprendizados, Franco consegue enxergar a instituição como um todo, entender qual setor está dando lucro ou prejuízo e assim colocar em prática ações para estabilizar ou expandir o negócio.
Quando ele pensa em 2022, a primeira palavra que vem à mente é “expectativa”. “Que a pandemia deixe a economia voltar, que as pessoas voltem a viajar, que o comércio de motos de alta cilindrada volte a crescer e que tudo se normalize”, declara o empresário que também almeja tornar o Café Moto Racing o maior complexo motociclístico do Brasil até 2023.