Única Entrega
Cultura Empreendedora Curitiba / PRA ideia surgiu quando sua empresa de eventos precisou fechar, em 2020, por consequência da pandemia de covid-19.
O maior impacto do Sebrae é saber que ele me reconhece e vê valor no que eu faço.
Inquieta, ousada e inovadora: essa é Gislaine, turismóloga e empreendedora que decidiu abrir um negócio de entregas em meio à pandemia.
A ideia surgiu após ela realizar uma pesquisa com mais de 1.800 promotores parceiros da sua empresa de eventos, a Única Recepção, e descobrir que 98% deles viviam de eventos e agora não tinham mais fonte de renda. “A gente entrou em desespero, íamos fazer 10 anos de empresa e perdemos tudo de uma hora para outra”, destacou.
Sabendo que não podia ficar parada, Gislaine pegou sua motocicleta, se cadastrou em aplicativos de entrega e começou a trabalhar na área. “Apesar de acharem que eu era louca, me rebaixando por ser empreendedora e fazer entregas, essa era uma forma de ser útil.”
Sua experiência nas plataformas de entregas, porém, abriu seus olhos para outra oportunidade. Em maio de 2020, ao ver que havia pouquíssimas mulheres atuando no ramo, Gislaine teve a ideia de abrir uma empresa de entregas personalizadas composta de uma equipe 100% feminina, a Única Entrega, junto com sua sócia Elicéia Dalprá.
“Eu vi absurdos na hora das entregas, e na Única Recepção a gente sempre trabalhou com a qualidade do serviço, então decidi começar uma empresa de entregas e chamar as promotoras mulheres para serem entregadoras enquanto não tinha evento”, explicou a empreendedora.
Sensível à situação de outras mulheres que não eram da área de eventos, mas também estavam sem poder trabalhar, ela decidiu diversificar seu quadro de colaboradoras. “Muitas mulheres também estavam desesperadas, como manicures e cabeleireiras que não tinham mais demandas e precisavam ganhar dinheiro de alguma forma”, pontuou.
Já com a expertise da sua empresa anterior, Gislaine aproveitou muitos dos processos que davam certo e replicou na nova empresa. Contudo, para a criação de um aplicativo próprio, ela recorreu a um parceiro antigo. “Nossa história com o Sebrae vinha desse a Única Recepção, então, ao chegar lá, nos ajudaram a ver que éramos uma startup, pois havia uma base de inovação dentro do que a gente fazia.”
Sobre o impacto do Sebrae no negócio, Gislaine afirma que o apoio foi fundamental para abrir novas oportunidades e criar conexões dentro do ecossistema de empreendedorismo.
Sozinhas não conseguiríamos ter contato com tantos investidores e tantas possibilidades de negócios.
Em um segmento dominado por homens, a empreendedora precisou enfrentar alguns desafios. O principal? Mudança de mentalidade. “Fazer as pessoas entenderem que entrega é serviço, que serviço tem valor e que, se tem valor, tem custo, foi o maior desafio no começo”, afirmou.
Atenta às tendências, Gislaine decidiu fazer uma mudança no modelo de negócios da Única Entrega. Antes, seu público eram os próprios consumidores, agora, ela deseja atender outras empresas. “Com a chancela do Sebrae, temos o respaldo de que somos uma empresa séria, e nosso objetivo é nos firmar como uma empresa de entregas premium que tem um diferencial.”
Para o futuro, seus objetivos envolvem ampliar o negócio para além de Curitiba. “Queremos atingir o ponto de equilíbrio para no ano que vem levar o nosso modelo de serviços para outras cidades. Já temos pedidos e pessoas aguardando a gente começar a operação”, finalizou.