SEBRAE

Única Entrega

Cultura Empreendedora Curitiba / PR
Gislaine abriu empresa de entregas personalizadas 100% feminina

A ideia surgiu quando sua empresa de eventos precisou fechar, em 2020, por consequência da pandemia de covid-19.

O maior impacto do Sebrae é saber que ele me reconhece e vê valor no que eu faço.

Inquieta, ousada e inovadora: essa é Gislaine, turismóloga e empreendedora que decidiu abrir um negócio de entregas em meio à pandemia. 

A ideia surgiu após ela realizar uma pesquisa com mais de 1.800 promotores parceiros da sua empresa de eventos, a Única Recepção, e descobrir que 98% deles viviam de eventos e agora não tinham mais fonte de renda. “A gente entrou em desespero, íamos fazer 10 anos de empresa e perdemos tudo de uma hora para outra”, destacou. 

Sabendo que não podia ficar parada, Gislaine pegou sua motocicleta, se cadastrou em aplicativos de entrega e começou a trabalhar na área. “Apesar de acharem que eu era louca, me rebaixando por ser empreendedora e fazer entregas, essa era uma forma de ser útil.”

Sua experiência nas plataformas de entregas, porém, abriu seus olhos para outra oportunidade. Em maio de 2020, ao ver que havia pouquíssimas mulheres atuando no ramo, Gislaine teve a ideia de abrir uma empresa de entregas personalizadas composta de uma equipe 100% feminina, a Única Entrega, junto com sua sócia Elicéia Dalprá.

“Eu vi absurdos na hora das entregas, e na Única Recepção a gente sempre trabalhou com a qualidade do serviço, então decidi começar uma empresa de entregas e chamar as promotoras mulheres para serem entregadoras enquanto não tinha evento”, explicou a empreendedora.

Sensível à situação de outras mulheres que não eram da área de eventos, mas também estavam sem poder trabalhar, ela decidiu diversificar seu quadro de colaboradoras. “Muitas mulheres também estavam desesperadas, como manicures e cabeleireiras que não tinham mais demandas e precisavam ganhar dinheiro de alguma forma”, pontuou.

Já com a expertise da sua empresa anterior, Gislaine aproveitou muitos dos processos que davam certo e replicou na nova empresa. Contudo, para a criação de um aplicativo próprio, ela recorreu a um parceiro antigo. “Nossa história com o Sebrae vinha desse a Única Recepção, então, ao chegar lá, nos ajudaram a ver que éramos uma startup, pois havia uma base de inovação dentro do que a gente fazia.”

Sobre o impacto do Sebrae no negócio, Gislaine afirma que o apoio foi fundamental para abrir novas oportunidades e criar conexões dentro do ecossistema de empreendedorismo. 

Sozinhas não conseguiríamos ter contato com tantos investidores e tantas possibilidades de negócios.

Em um segmento dominado por homens, a empreendedora precisou enfrentar alguns desafios. O principal? Mudança de mentalidade. “Fazer as pessoas entenderem que entrega é serviço, que serviço tem valor e que, se tem valor, tem custo, foi o maior desafio no começo”, afirmou.

Atenta às tendências, Gislaine decidiu fazer uma mudança no modelo de negócios da Única Entrega. Antes, seu público eram os próprios consumidores, agora, ela deseja atender outras empresas. “Com a chancela do Sebrae, temos o respaldo de que somos uma empresa séria, e nosso objetivo é nos firmar como uma empresa de entregas premium que tem um diferencial.”

Para o futuro, seus objetivos envolvem ampliar o negócio para além de Curitiba. “Queremos atingir o ponto de equilíbrio para no ano que vem levar o nosso modelo de serviços para outras cidades. Já temos pedidos e pessoas aguardando a gente começar a operação”, finalizou.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO