SEBRAE

Tulha de Minas

Cultura Empreendedora Capitólio / MG
Goretti abriu a fazenda da família para visitação e lançou a sua própria marca de cafés

A empresária pensava apenas em receber turistas na propriedade cafeeira tradicional de sua família, mas, com a ajuda do Sebrae, descobriu que o negócio tinha um potencial ainda maior. Assim, ela criou a própria marca de cafés, que já é vendida no comércio local.

Investiu no turismo rural.
Se não fosse o Sebrae, nossa marca de café nem teria saído do papel.

Quando se aposentou, após 31 anos como professora da rede estadual de Minas Gerais, Mercês Goretti Leite decidiu se dedicar mais à atividade a que sua família exerce há mais de 70 anos: o cultivo do café. Como a prefeitura de sua cidade, Capitólio (MG), havia lançado um projeto de turismo rural, ela se interessou em explorar o potencial turístico da propriedade da família, que conserva características antigas da típica fazenda cafeeira. O imóvel, que fica na comunidade do Grotão, é tombado como patrimônio cultural do município.

O primeiro passo foi procurar o Sebrae em busca de orientações para seguir com o projeto adiante. Lá, ela entrou no Programa de Educação Empreendedora e, em conversa com uma consultora, surgiu a ideia de também vender cafés especiais para os visitantes da fazenda.

O Sebrae nos deu muita assistência. Nós tivemos bastante assessoria e, sempre em contato com eles, fomos trabalhando a ideia.

Por meio do programa Sebratec, foram desenvolvidas a identidade visual, a logo e as embalagens dos cafés, nascendo, em 2020, a marca Tulha de Minas.

Assim, os turistas que visitam a fazenda, além de conhecer a propriedade e o museu de utensílios antigos, podem comprar o café moído, em grãos ou cápsulas. “Tudo isso após muito apoio da consultora do Sebrae que nos atende, que veio até a nossa propriedade e segue acompanhando e orientando o negócio.”

Goretti lembra ainda que a parceria do Sebrae foi fundamental para organizar a parte financeira da empresa, já que sua formação é em Letras e seus irmãos são produtores rurais, sem experiência na área. 

Com a chegada da pandemia e a interrupção das visitas, a empresária aproveitou para se capacitar mais para aprimorar o negócio quando for possível receber novamente os visitantes. No Sebrae, a consultoria passou a focar em marketing digital, para promover a marca, impactar mais clientes e aumentar as vendas

“Além disso, também com apoio do Sebrae, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade dos nosso café para a cada safra agregar mais valor ao produto.”

Hoje, a marca tem parceria com uma cafeteria da cidade, que usa exclusivamente o Tulha de Minas para todos os preparos da loja, além de vender os produtos da marca. O café também é vendido em outros três pontos de venda do varejo da cidade, e a meta é aumentar esse número. Outro objetivo a curto prazo é passar a oferecer um café colonial aos visitantes, com produtos típicos da região.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO