Tulha de Minas
Cultura Empreendedora Capitólio / MGA empresária pensava apenas em receber turistas na propriedade cafeeira tradicional de sua família, mas, com a ajuda do Sebrae, descobriu que o negócio tinha um potencial ainda maior. Assim, ela criou a própria marca de cafés, que já é vendida no comércio local.
Investiu no turismo rural.Se não fosse o Sebrae, nossa marca de café nem teria saído do papel.
Quando se aposentou, após 31 anos como professora da rede estadual de Minas Gerais, Mercês Goretti Leite decidiu se dedicar mais à atividade a que sua família exerce há mais de 70 anos: o cultivo do café. Como a prefeitura de sua cidade, Capitólio (MG), havia lançado um projeto de turismo rural, ela se interessou em explorar o potencial turístico da propriedade da família, que conserva características antigas da típica fazenda cafeeira. O imóvel, que fica na comunidade do Grotão, é tombado como patrimônio cultural do município.
O primeiro passo foi procurar o Sebrae em busca de orientações para seguir com o projeto adiante. Lá, ela entrou no Programa de Educação Empreendedora e, em conversa com uma consultora, surgiu a ideia de também vender cafés especiais para os visitantes da fazenda.
O Sebrae nos deu muita assistência. Nós tivemos bastante assessoria e, sempre em contato com eles, fomos trabalhando a ideia.
Por meio do programa Sebratec, foram desenvolvidas a identidade visual, a logo e as embalagens dos cafés, nascendo, em 2020, a marca Tulha de Minas.
Assim, os turistas que visitam a fazenda, além de conhecer a propriedade e o museu de utensílios antigos, podem comprar o café moído, em grãos ou cápsulas. “Tudo isso após muito apoio da consultora do Sebrae que nos atende, que veio até a nossa propriedade e segue acompanhando e orientando o negócio.”
Goretti lembra ainda que a parceria do Sebrae foi fundamental para organizar a parte financeira da empresa, já que sua formação é em Letras e seus irmãos são produtores rurais, sem experiência na área.
Com a chegada da pandemia e a interrupção das visitas, a empresária aproveitou para se capacitar mais para aprimorar o negócio quando for possível receber novamente os visitantes. No Sebrae, a consultoria passou a focar em marketing digital, para promover a marca, impactar mais clientes e aumentar as vendas
“Além disso, também com apoio do Sebrae, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade dos nosso café para a cada safra agregar mais valor ao produto.”
Hoje, a marca tem parceria com uma cafeteria da cidade, que usa exclusivamente o Tulha de Minas para todos os preparos da loja, além de vender os produtos da marca. O café também é vendido em outros três pontos de venda do varejo da cidade, e a meta é aumentar esse número. Outro objetivo a curto prazo é passar a oferecer um café colonial aos visitantes, com produtos típicos da região.