Ótica Argos
Cultura Empreendedora Palmas / TOApós desfazer uma sociedade, ela desenvolveu suas competências empreendedoras e hoje tem três lojas em pleno funcionamento.
O Sebrae me ajudou a empreender com mais confiança, acreditar no meu potencial, ver uma luz no fim do túnel nos momentos mais difíceis e a dar a volta por cima.
A empreendedora Greyce Kelly trabalhava como vendedora em uma ótica quando se deparou com a oportunidade de ter um negócio próprio. “Um colega me chamou para ser sócia”, conta.
A sociedade não deu certo e após somente três meses, ela voltou à estaca zero. Mas com a ajuda do seu esposo, hoje falecido, ela não se deixou vencer pelos desafios de empreender e inaugurou a Ótica Argos, em Palmas, capital do Tocantins.
Atualmente, Greyce possui um total de três estabelecimentos em pleno funcionamento. Nas lojas, os clientes têm acesso a lentes com grau, lentes solares, óculos de sol, lentes de contato e serviços voltados para a manutenção de armações.
Conhecedora do seu público-alvo, Greyce afirma que as pessoas prezam por um ambiente confortável, bom atendimento e uma boa explicação sobre os produtos ofertados. E para manter a operação de pé, a empresária conta com o apoio de cinco funcionários — porém já considera contratar outras duas pessoas.
Até alcançar o sucesso, a empreendedora lidou com vários desafios relacionados à gestão, mas pôde contar com o conhecimento adquirido observando a rotina das lojas em que trabalhou para aplicar melhorias no seu negócio. No entanto, ela sabia que precisava se especializar mais.
Disposta a inovar no mercado e expandir o renome da Argos, ela buscou o apoio do Sebrae mais próximo. “Tinha medo de arriscar, então busquei orientação e treinamentos para me sentir mais forte e encarar a realidade da empresa”, relata.
Entre os programas acessados por Greyce, ela destaca o Programa Brasil Mais — indicado para promover melhorias empresariais, implementar ideias inovadoras e aumentar o faturamento.
A participação no treinamento impactou diretamente no crescimento da Argos e tornou a jornada empreendedora de Greyce mais fácil, além de muni-la com as ferramentas essenciais para contornar desafios relacionados à gestão de pessoas e das finanças.
Jovem, viúva, negra e mulher, Greyce aproveita o mês de março — marcado pelo Dia Internacional da Mulher — para refletir sobre o papel feminino na sociedade e no universo empreendedor: “É necessário termos mais espaço no mercado para mostrarmos nossas habilidades no empreendedorismo”.
E completa: “Infelizmente não é fácil ser mulher, mas quando vejo que já conquistei minha terceira ótica, que cuido dos meus filhos, do meu pai e quando vejo que tem famílias que dependem do salário que minha empresa proporciona, dá uma alegria tremenda”.
A empreendedora deixa um último conselho para as mulheres: “O recado é nunca desistir mesmo quando as circunstâncias querem te convencer que não vai dar certo”.
A expectativa para 2022 é ampliar o leque de marcas comercializadas nas três lojas, bem como adquirir novos equipamentos de alta tecnologia. E até o final do primeiro semestre, a Greyce deve terminar a sua graduação em Direito.