SEBRAE

Guga Fernandes Beauty

Cultura Empreendedora São Luís / MA
Guga conta com 350 revendedoras de sua marca de cosméticos e suplementos

Em busca de realização profissional, a empresária decidiu lançar sua própria linha de produtos de beleza e saúde, mas o negócio permaneceu estagnado por dois anos. Com o apoio do Sebrae, a empresa deslanchou, mas ela planeja um crescimento ainda maior.

Cresceu após apoio do Sebrae
Se o empreendedor fez o curso do Sebrae e se ele aplicar, não tem como não ter sucesso.

Com dificuldade para dormir, em consequência da rotina agitada e estressante como CEO da empresa de contabilidade que construiu ao lado do marido, a Real Assessoria e Consultoria Contábil, não restavam mais dúvidas à contadora Guga Fernandes de que ela gostaria de trilhar novos caminhos.

“Nas minhas terapias, ouvi que preciso trabalhar com inovação, porque sou uma pessoa muito ativa. Nisso, montei a Editora Deluxe, que vai fazer 14 anos em dezembro. A partir da editora, virei digital influencer, estudei sobre moda, jornalismo de moda e encontrei nesse universo da moda e da beleza o segmento saudável.”

Nesse segmento, a empresária começou, há sete anos, como distribuidora de diversas marcas. Mas, apesar de ter gostado do ramo, ainda não se sentia satisfeita, pois o que realmente queria era ter a própria marca. Enquanto isso, esmaltes “saudáveis” de uma linha que se chamava Beauty Care passaram a ser seus produtos mais vendidos. E daí surgiu a ideia de sua própria linha de produtos.

Contratei um marqueteiro e dei três nomes para ele. Queria alguma coisa com beleza, com beauty, com priorité e prosperité. Alguma coisa com esses três nomes.  Ele chegou com sugestão de Guga Fernandes Beauty, porque fez uma pesquisa e todo mundo disse: ah, é Guga da Beauty, porque as pessoas acham que sou dona dessa marca, pois eu a vendia muito bem.

Assim, após seis meses estruturando o negócio, a empresária lançou a Guga Fernandes Beauty. Nesse início, contava com apenas com três revendedoras dos cosméticos e suplementos vitamínicos.

“Cheguei para as revendedoras e disse: a partir de hoje, nós não somos mais distribuição, nós vamos mudar para o modelo de empreendedora da beleza.”

Guga conta que, como já estava com o produto no mercado havia dois anos, e o negócio não crescia, decidiu buscar apoio no Sebrae. Chegando lá, conheceu o projeto Comércio Brasil, que fez o diagnóstico da empresa e ajudou a resolver os gargalos que impediam o crescimento.

“Os consultores me deram um diagnóstico do que eu deveria fazer para escalar o meu negócio e me informaram que a melhor forma seria treinar pessoas que tenham o mesmo propósito que eu e instalar quiosques, criando uma rede de distribuição. O Sebrae me deu todo o passo a passo e hoje eu só aplico.”

Guga diz que agora está desenvolvendo um método próprio de atendimento, aplicando o que aprendeu no projeto ALI (Agentes Locais de Inovação). “Tivemos uma consultoria durante cinco meses. Fiz mudança de rótulo para adequar o meu produto para um modelo de exportação. Tive de mudar a fonte da marca, e assim fui usando os serviços do Sebrae.”
Como a empresária também testou um modelo de vendas 100% digital, decidiu fazer o curso de redes sociais que o Sebrae ofereceu em 12 módulos. “Depois disso, participei do EINNE (Encontro Internacional de Negócios do Nordeste) e lá vi a magnitude do quanto eu poderia escalar o meu negócio junto com o Sebrae.”

A empresária diz que conta hoje com 350 “empreendedoras da beleza”, e a proposta é passar lojas lucrativas para elas administrarem. “Para as que têm perfil de administradoras e que atendem aos protocolos da marca.

Além disso, planeja aumentar ainda mais o número de revendedoras e ganhar o mercado internacional. “O nosso foco é ter um bilhão de empreendedoras da beleza e da saúde. Hoje temos 350, mas vamos chegar a um bilhão, porque nossa marca é de tipo exportação. Não vamos ficar só no Brasil, vamos sair para o mundo. Se eu ficar só em um milhão, nunca vou sair do Brasil.”

Agora, Guga está focada no lançamento de uma campanha em que as pessoas devolvem os frascos usados dos produtos e ganham um cofrinho, o "potinho da prosperidade". Para novembro está prevista a inauguração de sua primeira farmácia boutique, outro resultado da parceria com o Sebrae. "É um conceito novo, elaborado junto com o Sebraetec. Nela, vamos vender toda a nossa linha de suplementos, cosméticos e esmaltes veganos. Nessa loja vamos atender atacado e varejo, será uma loja híbrida."

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO