SEBRAE

Xapadinha

Economia & Política Natal / RN
Guilherme lançou uma marca de granita italiana que fez sucesso em Natal

Após se frustrar com o negócio de um bar em Natal, o empresário deu a volta por cima com um produto inovador para as praias da cidade: uma adaptação da granita italiana com bebidas e sabores brasileiros. As vendas foram um sucesso, e o negócio cresceu em pouco tempo.

Conquistou as praias da capital potiguar
Aprendi com o Sebrae que não é preciso ter medo se você planeja bem o negócio.

Guilherme Castelar trabalhava em Rio Verde (GO) como consultor em administração de bares e restaurantes quando foi convidado a ajudar um amigo espanhol a abrir um bar em Natal (RN) em 2015. Já instalado na cidade, foi surpreendido com a desistência do empresário.

Sem ter feito contrato, saiu do negócio sem dinheiro algum. Para não decepcionar a mulher e os filhos, que iriam encontrá-lo na cidade assim que começasse o verão, pensou em alguma forma de recuperar os gastos e ganhar algum dinheiro para manter a viagem da família. Nesse momento, resgatou as lições que tinha aprendido no Empretec, buscando inovação na sua ideia de negócio.

Especialista em drinks e coquetéis, ele tinha levado uma máquina de granita, que pretendia instalar no bar que não prosperou. Foi então que decidiu vender nas praias natalenses a sobremesa italiana que lembra uma raspadinha. Investiu os R$ 80 reais que tinha no bolso para criar sabores brasileiros como caipirinha e cerveja, além de clássicos como piña colada e blue lagoon.

Nos primeiros dias, os banhistas resistiram a experimentar a novidade, mas o conhecimento sobre vendas ajudou o empreendedor a vencer a dificuldade inicial. Em pouco tempo, o produto caiu no gosto dos clientes.

Em dez dias, depositei na conta da minha mulher R$ 4 mil de lucro que tinha ganhado e pedi para ela mandar meu filho mais velho me encontrar para ajudar nas vendas.

Assim, três meses depois, com uma identidade visual criada pelo próprio Guilherme, nasceu oficialmente a Xapadinha, a marca de granita tipicamente brasileira. O sucesso foi tão grande, que toda a família se mudou para Natal.

Um encontro ao acaso ajudaria a aumentar ainda mais o interesse pelo negócio e as vendas de Xapadinha. Por intermédio de uma consultora do Sebrae, a história da trajetória empreendedora de Guilherme foi contada na Agência Sebrae de Notícias e no site Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Em 2007, a esposa de Guilherme descobriu um câncer, e a família precisou se mudar para Goiânia a fim de acompanhar o tratamento. Desde então, a Xapadinha passou a ser vendida apenas sazonalmente, nos períodos de alta temporada.

Na capital goiana, o empresário continua a vender sua criação esporadicamente em eventos e criou um novo produto gastronômico: o Rotolino, uma pizza fechada com massa de fermentação natural. Agora ele trabalha também em questões burocráticas para viabilizar franquias da Xapadinha, pois já foi procurado por diversos empresários interessados no negócio

Essa história continua. Siga nas redes:

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR