Pousada Fortaleza Noronha
Inovação & Tecnologia Fernando de Noronha / PEO complexo inova com atendimento afetivo, cardápio tipicamente nordestino e ações voltadas para a preservação de Fernando de Noronha
A ideia de negócio de Jannaina Ferreira veio de uma forma um tanto inusitada: um pedido de um amigo. “Ele tinha uma agência de viagens, precisava hospedar uma família, mas não tinha um lugar”, conta.
Sensibilizados com o pedido, os pais de Jannaina hospedaram a família com a ideia de recebê-los como se fossem parentes distantes que estavam conhecendo a ilha de Fernando de Noronha.
“Após cinco meses de funcionamento, meus pais se separaram, e eu fiquei tocando o negócio com a minha mãe. Gostamos tanto que já estamos no mercado há 29 anos.”
Inaugurada há quase três décadas, a Pousada Fortaleza Noronha é praticamente uma atração no bairro de Floresta Nova. O complexo conta com sete suítes completas e experiências gastronômicas que começam no café da manhã e passam por um delicioso chá da tarde — tudo preparado com produtos regionais e farinhas especiais.
“O intuito é fazer com o que o cliente se sinta acolhido, pois, sempre que recebemos uma visita em nossa casa, oferecemos um chá ou café e o tradicional bolinho.”
A empresa é reconhecida pelo site TripAdvisor — que oferece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo — pela excelência no atendimento. Entre outros serviços disponíveis, estão agendamento de passeios, lavanderias e massagens.
Por estar localizada em um destino que precisa ser preservado, a Pousada Fortaleza também adotou ações voltadas para a sustentabilidade. “Recebemos o selo de ação sustentável, que nos levou ao terceiro lugar. Também como forma de reduzir nossa pegada, temos uma usina fotovoltaica, e 100% da nossa energia é sustentável”, conta Jannaina.
Em 2020, com o início da pandemia de covid-19, o setor do turismo foi afetado a nível mundial. No entanto, para Jannaina, ficar de braços cruzados não era uma opção. Enquanto a pousada estava sem hóspedes, a administradora adotou uma série de ações:
• Auditoria no planejamento financeiro: para que as reservas pudessem suprir os meses em que a ilha estava fechada.
• Implantação de um cardápio exclusivo e que ressaltasse a culinária nordestina, incluindo públicos como celíacos, intolerantes à lactose e vegetarianos, por exemplo.
• Departamento pessoal e consultoria jurídica para evitar a necessidade de demissões.
• Consultorias de marketing digital, growth hacking e gestão de redes sociais para alcançar o público adequado. “Isso nos possibilitou crescer 300% nas vendas no mês de novembro de 2020”, conta.
“O Sebrae transformou minha vida e minha empresa, aprendi e aprendo muito com o Sebrae.”
A história de Jannaina com o Sebrae é de longa data. Desde 1998, ela já participava de programas e cursos para aprimorar as habilidades empreendedoras. “Fiz por várias vezes o Sebraetec, o curso de gestão financeira e o de planejamento estratégico. E em vários momentos ainda utilizo os serviços do Sebrae”, conta.
Com tanta dedicação, Jannaina diz que atualmente a pousada está consolidada e crescendo, mesmo diante das dificuldades que a pandemia causou e ainda causa.
Para o futuro, a meta é aumentar o ticket médio e dobrar a capacidade de acomodação.
E, para quem pensa em empreender, ela finaliza com uma série de dicas: “Faça um plano de negócios com o Sebrae, pense positivo, tenha uma boa rede de contatos, estude sobre o negócio e ame o que você faz”.