The Feminist T-shirt
Cultura Empreendedora Araraquara / SPMarca aposta em camisetas com temática feminista e inova ao criar uma comunidade que conecta mulheres.
Formada em Economia, Délis Magalhães já acumulava experiência no universo do empreendedorismo quando decidiu abrir uma empresa própria. Não que ela tivesse um empreendimento, na verdade, trabalhava no Sebrae com orientação em inovação a outros empreendedores no Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), ajudando a impulsionar vidas e negócios.
Com as experiências que tive na minha passagem pelo Programa ALI e com meus estudos sobre feminismo, acabei tendo a ideia de uma marca que unisse informação e conhecimento junto com a venda das peças”, relata Délis.
De acordo com a empreendedora, a bagagem acumulada nesse tempo foi de grande importância para auxiliá-la nos processos burocráticos de abertura, bem como deram o suporte necessário para ajudar na fase de testes — aplicada antes de abrir a empresa para valer. “Pessoas próximas a mim, como meu companheiro, minha família e amigos, também me ajudaram muito nesse processo inicial de abertura e pesquisa de fornecedores”, complementa.
Ainda falando sobre o início da marca, Délis relembra o desafio de aprender, na prática, como lidar com fornecedores e selecionar as melhores opções. “Por mais que eu já tivesse contato com o mundo da moda e confecção, muitas vezes ainda não entendemos a questão de prazos e problemas de produção”, compartilha. A empresária também afirma que o desafio mais frequente no seu dia a dia está relacionado a prazos e fornecedores.
A The Feminist T-shirt ganhou vida em junho de 2020 — ano marcado pelo início da pandemia de covid-19. Concebida como uma empresa de camisetas, Délis mantém o foco nesse tipo de produto até hoje, mas já investe em outros itens como canecas, moletons, bandeiras decorativas e velas aromáticas.
As compras são feitas através do site oficial, divulgado principalmente por meio do Instagram da marca. “A principal inovação do meu negócio é a comunicação”, relata.
Por mais que existam diversas marcas de camisetas no mercado, a comunicação direta com minhas clientes por meio das informações sobre feminismo criaram um universo da marca muito forte.
Para alcançar o sucesso, Délis afirmou ter usado, no início, a metodologia de testes para lançar produtos e serviços inovadores — um dos aprendizados obtidos no Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). “A primeira etapa foi criar um Instagram com fotos fictícias dos produtos que eu gostaria de lançar para ter um primeiro feedback das pessoas”. Com a recepção positiva, decidiu lançar a coleção inicial.
Outros programas acessados e indicados pela empreendedora incluem o projeto Comércio Brasil e cursos com ênfase em Marketing Digital e Finanças.
Atualmente, a The Feminist T-shirt está em um ótimo momento e em pleno crescimento. “As mídias sociais são essenciais para o meu negócio. O trabalho feito com elas tem gerado muitos resultados”, avalia. De 2020 até hoje, a empresa cresceu oito vezes. E se engana quem acredita que Délis pretende parar por aí: o próximo passo da marca é ampliar a gama de produtos disponíveis para que as pessoas tenham opções além das camisetas, inclusive para presentear.