Instituto União para a Vitória
Inovação & Tecnologia Londrina / PRIniciativa que transforma a realidade de famílias foi reconhecida com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios trouxe visibilidade para nós. Nosso trabalho reconhecido nacionalmente nos ajudou a abrir portas para novas parcerias.
Formada em Gastronomia, a empresária Lydia Maria Fuganti desenvolve, desde o ano 2000, ações sociais na comunidade do Jardim União da Vitória, na região sul de Londrina. Nessa época atuava, com apoio da prefeitura de Londrina, em atividades voltadas para o combate à desnutrição infantil.
Com o fim das ações da prefeitura de Londrina no bairro — e sabendo que as necessidades da comunidade continuariam a existir — Lydia decidiu tirar do papel o sonho de contribuir para uma vida melhor para a população local.
O que me motivou foi o desejo de ajudar, de dar acesso a informação, educação, alimentação saudável, pensamento crítico, desenvolvimento integral e muito mais.
Lydia contou com o apoio voluntário de amigos e familiares que acreditaram na força da causa para dar vida ao Instituto União para a Vitória. Olhando para trás, a tesoureira do instituto fala sobre os obstáculos encontrados no processo de abertura.
“Foi difícil encontrar formas para colocar em prática os objetivos e atender às demandas da comunidade. Isso fez com que o instituto crescesse a partir da comunidade. Fomos nos moldando, enfrentando muitas dificuldades de espaço, equipe e recursos.”
Hoje, a entidade atende uma média de 300 crianças e adolescentes da comunidade União da Vitória, dentro do projeto Construindo Caminhos. O atendimento é feito no contraturno escolar com atividades esportivas, educativas e voltadas para o lazer.
A segunda frente de atuação é o Grupo Primavera, que oferece oficinas e atividades para mulheres da região a fim de gerar desenvolvimento pessoal e renda. Nele, são utilizados resíduos da indústria têxtil de forma criativa: “Nossos produtos são itens desenvolvidos por mulheres a partir do artesanato e da sustentabilidade”, conta Lydia. Os produtos podem ser adquiridos no bazar do instituto, na loja Bello Mall Home e em feiras livres.
Por já conhecer o Sebrae, Lydia buscou a unidade de Londrina para aprimorar suas competências técnicas e renovar conhecimentos. Ela recorda que os cursos buscados foram das áreas de gestão de negócios, empreendedorismo e liderança.
E não demorou para ela notar os bons resultados: “Crescemos imensamente. No início, não era possível imaginar que chegaríamos até aqui”, finaliza.
De acordo com Lydia, a expectativa para 2022 é continuar crescendo com qualidade de atendimento e atender às demandas do bairro de Jardim União da Vitória.