De Família
Cultura Empreendedora Ponta Grossa / PRPara reaproveitar sobras de tecidos da confecção da família, a empresária começou a fabricar os produtos para usar em casa. Incentivada pelas boas reações dos amigos, ela formalizou a empresa e contou com a ajuda do Sebrae para definir uma estratégia de posicionamento.
Empreendedorismo e sustentabilidadeO Sebrae dá segurança nas escolhas, ajuda a focar, orienta se estamos no caminho certo ou não.
Janai Pauluk trabalhava na empresa de fabricação de uniformes de sua família e pensava como poderia reaproveitar os retalhos de tecidos que ficavam por lá sem utilidade.
Como sempre teve uma postura responsável, buscando atitudes sustentáveis como evitar o uso de plástico em sua casa, teve a ideia de usar o material para confeccionar sacolas e embalagens reaproveitáveis.
“Comecei a produzir para usar aqui em casa e muitos dos meus amigos gostaram. Eu pegava esses materiais que não tinham mais utilização na fábrica e dava novo uso para eles, fazendo saquinhos de feira, saquinhos para comprar o hortifruti do mercado. Aí vi que tinha muita gente que gostava da ideia.”
Satisfeita com a aceitação dos produtos, decidiu começar a vendê-los. E, ao abrir um perfil no Instagram para as vendas online, nasceu sua empresa, a De Família.
O passo seguinte foi procurar o Sebrae, pois precisava de ajuda especializada para uma comunicação digital mais assertiva.
“Eu tinha a dúvida se eu deveria colocar só produtos, porque, como no Instagram eu fui mostrando a realidade da família, acabava que mostrava um pouco da rotina da empresa. Então eu não sabia se continuava assim ou se focava só nos produtos. O Sebrae me auxiliou, dizendo que eu estava no caminho certo, que podia mostrar um pouquinho dos dois, nessa tendência de humanização de marcas.”
Após a consultoria, a empresária também foi convidada pelo Sebrae para dar palestras e cursos sobre empreendedorismo. Apesar de ter gostado da ideia, ainda não começou com as capacitações devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.
Janai diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento da empresa, que passou a ter pontos de vendas em outras cidades como Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
A empresária diz que a empresa continua crescendo, mesmo com a pandemia. A meta agora é aumentar o número de produtos, fazer um e-commerce maior, com mais variedades, e aumentar ainda mais os pontos de venda.